segunda-feira, 5 de julho de 2010

A ovelha DOLLY faria hoje 14 anos

Em 1996, num dia como o de hoje nascia a ovelha Dolly, o primeiro mamífero a ser clonado a partir de uma célula adulta, por cientistas do Instituto Roslin de Edimburgo.
Pois é, a ovelha mais famosa do mundo faria hoje 14 anos, se fosse viva.

Do ponto de vista do impacto histórico e científico, o nascimento de Dolly foi comparado à bomba atómica. Quando, em Fevereiro de 1997, o cientista Ian Wilmut apresentou ao mundo a ovelha ‘Dolly’ – nascida sete meses antes, a 5 de Julho de 1996, a partir de um processo de clonagem – até o presidente dos EUA, então Bill Clinton, veio pedir bom senso (acabando por proibir a atribuição de fundos federais para a clonagem humana).

O Vaticano condenou, a Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitou mais estudos e o Conselho da Europa adoptou um protocolo a proibir o processo em seres humanos.

A verdade é que a clonagem da ovelha ‘Dolly’ – assim baptizada em homenagem à cantora Dolly Parton – apenas derrubou o dogma da biologia, de que células não-germinativas de animais superiores eram incapazes de gerar um novo ser.
Durante os seis anos de vida – ‘Dolly’, (morreu há sete, sacrificada pelos médicos no seguimento de complicações pulmonares) a ovelha mais conhecida do Mundo viveu como uma verdadeira estrela do mundo do espectáculo e até foi alvo dos ‘paparazzi’.

Actualmente pode ser vista no Royal Museum of Scotland, em Edimburgo, onde está embalsamada.
Os avanços na clonagem animal continuaram com outras espécies, vitelos, macacos, ratos e inclusive o primeiro touro bravo, "Got", apresentado no mês de Maio em Valência. O nascimento de Dolly provocou um imenso debate acerca do alcance da clonagem.
Enquanto alguns grupos sociais se mostravam contra, atemorizando com futuras fábricas de seres humanos clonados, cientistas como o ginecologista italiano Severino Antinori, defendem a liberdade da reprodução e de investigação. Na clonagem humana é preciso distinguir entre a reproductiva proibida na maioria dos países, cujo objectivo seria criar pessoas idênticas e a terapêutica, usada para fabricar células estaminais para tratar/curar doenças.
Imagem e notícia lida em http://www.efeverde.com/

Sem comentários: