sexta-feira, 23 de julho de 2010

Estrela Gigante bate todos os recordes

Falamos de R136a1, uma estrela 265 vezes mais massiva que o nosso sol Sol, que no momento do seu nascimento apresentava uma massa 320 vezes maior que a do nosso astro rei. Considerando que os astrónomos até ao momento acreditavam que o limite máximo das estrelas era de 150 massas solares, R136a1 converteu-se sem dúvida nenhuma, numa estrela recorde.



Impressão de artista que mostra o tamanho relativo de jovens estrelas, desde as mais pequenas "anãs vermelhas", pesando cerca de 0,1 massas solares, passando por "anãs amarelas" de baixa massa como o Sol, a estrelas "anãs azuis" massivas com mais de 8 vezes a massa da nossa estrela, até à estrela R136a1 com 300 vezes massas solares. Crédito: ESO/M. Kornmesser. (clique na imagem para ver versão maior).

A 165 mil anos-luz da Terra, na Nebulosa Tarântula, esconde-se a R136, um grupo de estrelas de grande dimensão que tem suscitado a curiosidade dos cientistas.

No centro deste agrupamento foi descoberta a R136a1, a maior estrela do conjunto, cujo tamanho equivale a 265 vezes a massa do Sol, segundo anunciou o astrónomo Paul Crowther, da Universidade de Sheffield, no Reino Unido.

A R136 caracteriza-se por albergar estrelas de grande dimensão e relativamente jovens, nascidas há um ou dois milhões de anos. No entanto, dos cem mil objectos que formam o grupo, calcula-se que apenas quatro tenham tamanho superior a 150 massas solares e por isso a presença da R136a1 destaca-se no conjunto.
A R136a1 não é apenas a estrela de maior massa já encontrada, mas é também a que apresenta a maior luminosidade, sendo cerca de 10 milhões de vezes mais brilhante do que o Sol.

"Devido à raridade de tais objetos, penso que será bastante improvável que este novo recorde seja batido rapidamente," diz Paul Crowther, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, que chefiou a equipe que fez a descoberta.


A descoberta, publicada na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, foi realizada por uma equipa de cientistas através do Very Large Telescope do ESO (Observatório Europeu do Sul), localizado no Chile.


Podes ler mais em http://www.ccvalg.pt/astronomia/noticias/2010/07/23_r136a1.htm e também ver o filme.

Sem comentários: