domingo, 11 de julho de 2010

O Protão está mais pequeno, encolheu... e agora?

Experiência com um nível de precisão sem precedentes revela:"O protão, um dos constituintes universais da matéria, é mais pequeno do que se pensava.

Esta descoberta pode por em causa a Teoria Eletrodinâmica Quântica".

A descoberta é capa da "Nature".

imagem da capa da prestigiada revista Nature

Uma equipa internacional de investigadores, da qual faz parte um grupo de investigadores de Coimbra e Aveiro, verificou que o protão é, afinal, mais pequeno do que o assumido até agora pela comunidade científica.
Este resultado surpreendente foi obtido numa experiência com um nível de precisão sem precedentes e vem publicado no volume desta semana da prestigiada revista “Nature”, tendo sido escolhido para capa da referida revista.

O protão, um dos constituintes básicos de toda a matéria é, na realidade, mais pequeno do que se pensava. O valor obtido nesta experiência para o raio do protão é dez vezes mais preciso mas, surpreendentemente, 4% menor do que o valor assumido até agora.

As consequências desta discrepância estão ainda por esclarecer, não se sabendo actualmente qual o alcance das suas implicações na Física podendo, no limite, vir a questionar a validade de uma das teorias fundamentais mais sólidas ou fazer alterar o valor da constante física fundamental de maior precisão.

A equipa portuguesa, coordenada por elementos do Centro de Instrumentação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi responsável pelo sistema de detecção de Raios X, um dos sistemas pilares da experiência e teve um papel importante no desenvolvimento do sistema de aquisição e processamento dos sinais desses detectores

Noticia lida em cienciahoje.pt e em publico.pt
Original paper: Pohl, R. et al. Nature 466, 213-217

Sem comentários: