sexta-feira, 16 de julho de 2010

Diamantes: "the girl's best friend", mais fáceis de encontrar

Novas tecnologias na busca de diamantes: agora ficou mais fácil encontrá-los.
Reconstrução das posições de placas tectônicas durante os últimos 540 milhões de anos poderá ajudar a encontrar pedras preciosas.

Diamante -Foto: Getty Images

Um grupo de cientistas estrangeiros acaba de oferecer pistas importantes que podem aumentar as chances de identificação de novas jazidas de diamante em todo o mundo. Por meio de imagens tomográficas, diagramas e outras técnicas paleomagnéticas, eles reconstruíram as posições de placas tectônicas na crosta continental durante os últimos 540 milhões de anos, para localizar áreas com kimberlitos, rochas formadas por erupções vulcânicas consideradas a mais importante fonte das gemas.

O trabalho, publicado na revista Nature, aponta que plumas do manto quente terrestre, instaladas abaixo da superfície, seriam as responsáveis pela distribuição dos kimberlitos entre 200 e 540 milhões de anos atrás. O estudo é assinado por cientistas da Universidade de Oslo, na Noruega, Universidade de Houston, nos Estados Unidos, Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, e do German Research Centre for Geosciences, na Alemanha.

Os diamantes são formados em condições de alta pressão a mais de 150 quilômetros de profundidade e são trazidos para a superfície por rochas vulcânicas, os kimberlitos. Os autores do estudo sugerem que os exploradores de diamantes devem concentrar a sua procura por kimberlitos mineralizados, em antigas áreas continentais denominadas crátons, que são porções que remontam a terrenos com idades superiores a 2,5 milhões de anos.

Com esses dados, segundo eles, é possível concentrar a busca por pedras de diamante numa área correspondente a cerca de 10% da área total dos continentes. "O estudo tem uma abordagem inovadora porque combina observações sismológicas do interior da Terra com a constatação de como as placas tectônicas se moviam sob a superfície nos últimos 500 milhões de anos," disse em comunicado à imprensa Kevin Burke, professor do Departamento de Geociências da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, um dos principais autores do estudo.

Após mapear milhares de rochas em diferentes regiões do planeta, o trabalho, que também realizou uma série de análises matemáticas com base em estudos da geometria esférica da superfície da Terra, mostrou ainda que a distribuição de kimberlitos segue um padrão estrutural definido. Entre os kimberlitos analisados estão os encontrados em regiões de África e noutros países de continentes vizinhos que têm o manto terrestre ligado ao africano, onde os diamantes mais caros do mundo são encontrados.

"Embora o manto profundo seja sólido, o material que o compõe está em constante movimentação porque o manto é muito quente e está sempre sob alta pressão, assim como as rochas acima dele", complementou Burke. Os kimberlitos são ricos em minerais como cromita, granada, diopsidio, ilmenita e flogopita.

O valor de um diamante depende de quatro fatores conhecidos no comércio internacional: cor, pureza, lapidação e peso.

O artigo Diamonds sampled by plumes from the core–mantle boundary (doi:10.1038/nature09216), de Trond Torsvik e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em http://www.nature.com/

Sem comentários: