sábado, 24 de julho de 2010

Usar sapatos altos "encolhe" fibras dos músculos da barriga da perna


Investigadores britânicos afirmam ter descoberto por que as mulheres que têm o hábito de usar saltos altos costumam achar doloroso caminhar sem salto, segundo uma reportagem do site da "BBC News". O estudo foi publicado no The Journal of Experimental Biology.

Investigadores britânicos afirmam que usar sapato de salto alto "encolhe" fibras musculares da barriga da perna

O mapeamento dos músculos da barriga da perna de um grupo de usuárias frequentes de salto alto mostrou que as fibras musculares eram, em média, 13% menores do que naquelas que evitam o salto.

O estudo também descobriu que o salto alto deixa os tendões da barrigas das pernas mais rígidos.

Passar algum tempo com calçado sem salto e fazer alongamento ajuda a combater o efeito, segundo especialistas.

O professor que liderou o estudo, Marco Narici, da Manchester Metropolitan University, disse que na década de 1950, secretárias que usavam salto alto reclamavam que era difícil andar com os pés no chão quando tiravam seus sapatos.

Mas ninguém notou o que estava realmente acontecendo aos músculos.

De um grupo de 80 mulheres, a equipa selecionou 11 voluntárias que haviam usado regularmente saltos de 5 cm por dois anos ou mais, e que se sentiam desconfortáveis ao andar descalças.

A ressonância magnética mostrou que não houve diferença no tamanho dos músculos da barriga da perna entre as mulheres que usavam salto e as que não usavam.

Mas uma ultrassonografia revelou que as fibras musculares eram realmente menores naquelas que usavam salto.

Na parte final do estudo, os investigadores descobriram que os tendões das mulheres que usavam salto alto "eram muito mais grossos e rígidos".


Fonte da notícia aqui e também aqui

Sem comentários: