quinta-feira, 18 de junho de 2009

Dinossauros e aves: Da mão à asa

Fósseis encontrados por cientistas na China trazem uma explicação lógica para a evolução das aves e oferecem novas e importantes provas de como as patas com cinco dedos dos dinossauros se transformaram em asas.


Recriação do dinossauro 'Limusaurus inextricabilis', encontrado na China.- PORTIA SLOAN


Fóssil do L. inextricabilis mostra que o animal tinha um vestígio de polegar
A imagem mostra a curiosa distribuição dos dedos de Limusaurus inextricabilis, onde se destaca o maior tamanho do segundo dedo, consistente com a distribuição dos dedos nas aves e que aponta a solução para o dilema da origem das asas. Photo © James M. Clark

A teoria de que os pássaros descendem dos terópodes, grupos de dinossauros bípedes, já havia sido aceite pelos cientistas. Mas algumas dúvidas persistiam, até à aparição dos ossos do Limusaurus inextricabilis - o elo perdido entre dinossauros e aves. O esqueleto foi encontrado na bacia de Junggar, no noroeste da China, pelos cientistas chinês Xu Xing e o americano James Clark. Estima-se que o fóssil tenha cerca de 159 milhões de anos. Os dinossauros mais primitivos do grupo dos terópodes teriam cinco dedos. Mais tarde, passaram a apresentar apenas três, assim como os pássaros, que evoluíram desses animais. A questão é que os terópodes tinham também o dedo equivalente ao polegar, enquanto as aves têm apenas o 2º, 3º e 4º dedos. Segundo os investigadores, o L. inextricabilis apresentava uma estrutura intermediária: ele tinha os três dedos do meio, como os pássaros, mas também um vestígio de polegar. Este estudo será publicado na edição desta quinta-feira da revista "Nature".


Os cientistas acreditam que a mão do membro anterior de Limusaurus ( que possui um polegar muito reduzido e os três dedos que se seguem mais desenvolvidos) representa em termos evolutivos a transição dos cinco dedos para três dedos.


Fonte da notícia: El País

1 comentário:

Elyson Scafati disse...

Olá

Como vocês gostam de ciências tem uma coisa bem legal aqui sobre a questão das aves.

http://veja.abril.com.br/280600/p_085.html

Ao que parece, elas devem ter surgido bem antes do mais famoso fóssil considerado como ave, o arqueopterix.

uma evidência disso parece ser o Longisquama insignis , que seria uma proto-ave , com 220 milhões de anos, que viveu pelo meio do triássico.

A história das aves ainda possui muitos buracos a serem preenchidos, mas está indo, salvo algumas falsificações que podem ocorrer.

No mais, de acordo com o que estudos vêm indicando, as aves parecem ter evoluído ao lado dos dinossauros e seu ancestral comum pode estar no início do triássico ou mesmo antes, entre o meio e o final do permiano, mas dessa época ainda nada foi achado que se parecesse com uma ave.