terça-feira, 30 de junho de 2009

A linguagem da dança das abelhas








As abelhas melíferas obreiras comunicam através de "danças" às suas congéneres do mesmo enxame informações relativas às fontes de alimento. Uma melífera efectua esta dança na obscuridade da colmeia. Várias "assistentes " dão apoio à dançarina, seguindo-a de perto com as antenas. De regresso de um local de aprivisionamento(fonte de alimento) a menos de 25 metros da colmeia, as colectoras dão uma roda (1). Quanto maior for a frequência da mudança do sentido de rotação, maior é a riqueza do nectar em calorias. Para assinalar uma fonte de alimento a uma distância entre 25e 100 metros, uma abelha efectua uma figura situada entre a roda e uma simples agitação. No caso de distâncias maiores, a abelha agita o abdómen em oito fechado (2). A distância a que se encontra a que se encontra a fonte do alimento é indicada pelo comprimento do trajecto rectílineo e pela frequência da agitação que o acompanha. Quanto à direcção, é indicada por um ângulo formado com a vertical da trajectória rectílinea - este ângulo corresponde ao que se forma entre a direcção da fonte alimentar e o sol, visto da entrada da colmeia. A agitação, bem como o zumbido de que se faz acompanhar ( cerca de 250 ciclos por segundo) servem, provavelmente, para informar as outras abelhas sobre a qualidade do alimento.
As abelhas recolhem as diversas informações tocando a dançarina com as suas antenas, e graças à sua sensibilidade às vibrações do ar (sons). O perfume de determinada espécie de flor sobre o corpo da dançarina é também uma informação importante.
As abelhas colectoras para facilitar o reconhecimento do local onde encontraram o alimento, deixam entre esta e a colmeia um rastro odorífero.

Sem comentários: