quarta-feira, 24 de junho de 2009

A dieta plástica do albatroz de Laysan

imagem retirada de http://www.ojocientifico.com/
A imagem que podemos apreciar encima , ao mesmo tempo tão colorida como pitoresca, poderia ser de uma obra de arte comtemporânea (colagem) em exibição num museu sobre o tema morte. Porquê "Morte", porque todos os elementos coloridos exibidos foram encontrados nos estômagos dos albatrozes de Laysan mortos.
Esta fotografia foi publicada na revista Philosophical Transactions of the Royal Society.
Os albatrozes de Laysan pertencem a uma espécie oriunda do Hawai que clama a especial atenção de ambientalistas e ecologistas de várias regiões do Mundo pelo facto da sua localização geográfica os submeter a um meio ambiente onde o lixo é protagonista.
ilha Kure (atol) no Hawai

Os albatrozes de Laysan tem pintainhos no Kure Atol (ilha mais antiga situada a nordeste do arquipelago do hawai, constituida por uma lagoa azul e uma barreira de recife circular). Os albatrozes adultos voam milhares de quilómetros em busca de alimento para os seus jovens filhos e frequentemente trazem por engano pedacinhos de plástico da enorme massa de plástico que flutua no Oceano Pacífico. Esta massa já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havai e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros. Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos. Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, ténis, isqueiros, sacos de plástico, malas e todo e qualquer objecto que possa ser feito com plástico. Segundo os seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.
Grupos ecologistas organizam jornadas de limpeza nas praias do Hawai antes que o lixo se aglomere muito, já que como está espalhado é muito dificil de limpar.

Albatrozes de Laysan-Hawai: imagens retiradas daqui

Espero que este post consciencialize de alguma maneira a mudança de comportamentos. Ele mostra as modificações que o homem é capaz de provocar no ambiente e o impacto que a sua presença tem sobre a natureza e os seres vivos. Vá pense, produza menos lixo e não deixe lixo nas praias.

Sem comentários: