quinta-feira, 4 de junho de 2009

Olha o Robot!


No filme da Disney, Wall-E chega à terra que foi devastada por contaminação ambiental e abandonada por humanos, para limpar o lixo que ficou no planeta (Disney).
Agora esta cena tornou-se realidade. Pequenos robots tipo Wall-E invadiram algumas cidades italianas para livrá-las do lixo.
Clica na imagem para aumentar.

Investigadores da Universidade de Sant'Anna, Itália, desenvolveram o Dustbot, um robot que recolhe lixo urbano a qualquer hora. Basta ligar ou enviar uma mensagem de texto para um centro de operações, e o robot é enviado para a morada do cliente na hora desejada.

O robot vem equipado com um sistema de navegação GPS e sensores para se orientar no caminho e não chocar com as pessoas e também para que não seja vandalizado.
"Nas ruas estreitas, o camião normal de lixo não consegue passar, então tivemos a ideia de criar um veículo menor e que fosse amigável com as pessoas," referiu Barbara Mazzolai, criadora do robot, da Universidade de Sant'Anna.

Este é somente um protótipo. Mas os criadores dizem que já há interesse de autoridades locais e governos de vários países.
Os robôs, “DustBot" não retiram apenas o lixo das ruas, também conseguem diferenciar o lixo orgânico do plástico e fornecer informações sobre a poluição ambiental.
Vê o Robot na sua tarefa, no video:








Sem comentários: