sexta-feira, 5 de junho de 2009

"Home - O Mundo É a Nossa Casa"

Documentário estreia no Dia Mundial do Ambiente e mostra as «feridas» da Terra


Hoje – Dia Internacional do Meio Ambiente – estreia em 50 países, incluindo Portugal, o documentário «Home – O Mundo É a Nossa Casa». Realizado pelo fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand e produzido por Luc Besson, o filme, que mostra a Terra filmada do céu, é um hino ao planeta e à sua “delicada harmonia”.
«Home» é apresentado oficialmente em Paris. Em Portugal será projectado na Praça Luís de Camões, em Lisboa, às 21h00, e será também exibido na RTP 2, às 20h30, repetindo no domingo, na RTP 1, à 1h00. Yann Arthus-Bertrand tornou-se conhecido como fotógrafo da natureza. O seu livro de fotografias aéreas «A Terra Vista do Espaço» alcançou um enorme sucesso mundial, dando origem a uma exposição e a um filme com o mesmo nome realizado por Renaud Delourme.

No sítio oficial do projecto o autor afirma que o filme pretende passar uma mensagem muito clara: “o ser humano tem um impacto sobre a Terra maior do que esta pode suportar. Consumimos demasiado e esgotamos os seus recursos. De cima é possível ver todas as feridas da Terra. O filme apenas mostra a situação actual do planeta e afirma que existem soluções”.
As palavras do documentário são inspiradas no livro «State of the World», do ambientalista norte-americano Lester Brown. A banda sonora é do compositor francês Armand Amar que se baseou em cânticos e instrumentos de países como o Irão, Arménia ou Mongólia. A par do filme será também editado o livro «Home». É igualmente uma viagem à volta do planeta e aprofunda os temas focados pelo documentário. Dirigido por Olivier Blond (gestor do projecto ambientalista GoodPlanet, fundado pelo próprio Arthus-Bertrand) conta com textos de seis especialistas em Ambiente e contém nove capítulos temáticos: a Terra, a Agricultura, as Cidades, o Petróleo, o Aquecimento Global, a Água, o Mar, a Floresta e a Humanidade.
O filme está a ser distribuído gratuitamente em todo o mundo e pode ser visto na Internet através do site oficial www.youtube.com/homeproject. Vê o documentário . Além da beleza das imagens ser impressionante também alerta para a dimensão da destruição do nosso planeta e para a responsabilidade individual. Aproveita para reflectir.

Fonte da notícia: Cienciahoje.pt
Links:

Sem comentários: