quinta-feira, 25 de junho de 2009

Frutas, vegetais e cereais diminuem o risco de ter AVC

Consumo de cereais, frutas e verduras diminui o risco de AVC.


Foto retirada de Flickr

Estudo finlandês demonstrou um efeito benéfico do consumo de cereais, frutas e verduras, também na redução do risco de um acidente vascular cerebral.
Já existiam provas convincentes de que uma elevada ingestão de cereais, frutas e legumes pode reduzir o risco de formação de placas de gordura nas artérias do coração, ou seja, reduzir o risco de doença cardiovascular. Agora este novo estudo vem demonstrar que esses mesmos alimentos também têm um efeito benéfico da redução de um acidente vascular cerebral (AVC).
A investigação, publicada no European Journal of Clinical Nutrition, seguiu 26.556 homens finlandeses fumadores, com idades entre os 50 e 69 anos e que não tinham histórico prévio de AVC, pedindo-lhes que preenchessem, no início do estudo, um um questionário sobre os seus hábitos alimentares.
Durante um acompanhamento médio de mais de 13 anos, mais de 3 mil casos de AVC (a maioria do tipo isquémico) foram apurados.
Após o ajuste a outros factores de risco cardiovascular, o consumo de fibra vegetal, bem com o consumo de frutas, verduras e cereais, foi inversamente associado ao risco de acidente vascular cerebral.
Entre os homens que mais ingeriam estes alimentos, quando comparados com aqueles que menos os ingeriam, observou-se uma redução do risco relativo de derrame cerebral em 18% com a ingestão de frutas, 25% para os legumes e 13% para os cereais. O consumo de vegetais reduziu o risco relativo de hemorragia intracerebral em cerca de 38%.
Estas conclusões sugerem um efeito benéfico do consumo de frutas, verduras e cereais sobre o risco de derrame cerebral.

Queres um CÉREBRO SAUDÁVEL? Então come fruta, vegetais e cereais e estarás a diminuir o risco de AVC e outros riscos mais...

Fonte da notícia: Sapo saúde

Sem comentários: