quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Fumar na adolescência pode causar depressão na vida adulta

Fumar na adolescência pode causar depressão na vida adulta


Photo credits: ндК™ aka Lewis Lin

Estudo considera a possibilidade da nicotina poder afectar o funcionamento do sistema nervoso

O estudo foi realizado por cientistas norte-americanos, e publicado na revista científica Neuropsychopharmacology.

Os investigadores administraram doses diárias de nicotina ou uma substância de água com sal em ratos de laboratório durante o período de 15 dias. Após esse período, os cientistas submeteram os ratos a diversas experiências para testar as suas reacções em situações de stress, bem como a sua resposta à oferta de recompensas.

Os resultados revelam que os ratos que foram administrados com nicotina começaram a apresentar sintomas associados à depressão, como a ansiedade, repetição de hábitos de limpeza, e uma diminuição no consumo de recompensas, como os doces, tendo ainda demonstrado imobilidade em situações de stress.

“O estudo é interessante porque é o primeiro a mostrar que a exposição à nicotina na adolescência pode ter consequências neurobiológicas a longo prazo”, afirmou Carlos Bolanos, coordenador do estudo.

Segundo a equipa de investigadores, os resultados observados nos roedores sugerem que o mesmo pode acontecer com humanos, pretendendo ainda alertar os jovens para mais um risco associado ao consumo de tabaco.

“Se fumarem, os jovens precisam estar cientes dos potenciais efeitos a longo prazo que o cigarro pode trazer para o corpo", acrescentou ainda o investigador.

Fonte da notícia: Farmacia.com.pt

Sem comentários: