terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Viagem dos sons através dos nossos ouvidos

Posso contar-te um segredo?

Como funciona o ouvido? Como detectamos os sons? Como chegam até ao nosso cérebro?
O som é uma vibração de moléculas. Quando ele é produzido, faz com as moléculas do ar (ou de qualquer outro meio material) vibrem de um lado para o outro. Isso faz vibrar o grupo de moléculas seguintes, que por sua vez provoca a vibração de outro grupo, e assim o som se propaga.
O ouvido é essencialmente um mecanismo de recepção de ondas sonoras e de conversão de ondas sonoras em impulsos nervosos. O ouvido é um sistema extremamente complexo, o primeiro dos cinco sentidos que se desenvolve no feto e o que permite o primeiro contacto com o mundo.
O ouvido capta os sons, converte-os em impulsos eléctricos e transmite-os através das fibras nervosas ao cérebro, que os lê e interpreta.
Para entender melhor, imaginemos que entramos neste órgão e "visitamos" as suas partes" que são: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.

1) Canal auditivo 2) Tímpano 3) Martelo 4) Bigorna 5) Estribo
6) Janela oval 7) Tromba de Eustáquio 8) Cóclea 9) Nervo auditivo




Video retirado do site:

http://ensinofisicaquimica.blogspot.com/2008/05/uma-viagem-ao-ouvido.html. Legendas adicionadas por Ana Alegria a vídeo disponibilizado no YouTube, no canal myeralex, utilizando o webware overstream

Ouvido externo
Comprende o pavilhão auricular, comummente chamado "orelha" (que ajuda a estabelecer de onde provem um som), o canal auditivo e a delgada membrana do tímpano. Quando os sons chegam à membrana, esta converte-os em vibrações que se transmitem ao ouvido médio.


Ouvido médio
Em apemas um centímetro quadrado, o ouvido médio contém os três ossículos mais pequenos do corpo humano: o martelo, a bigorna e o estribo. Os movimentos provocados pelo tímpano amplificam-se vinte vezes para transmitir ao ouvido interno quer um som individual, quer uma orquestra inteira.

Ouvido interno
Numa pequena estrutura chamada cóclea o caracol tem vinte mil células ciliadas, algumas das quais processam os sons fortes e outras os fracos. As células ciliadas convertem as vibrações em impulsos eléctricos que através das delgadas fibras do nervo acústico chegam ao cérebro, onde determinam a sensação auditiva.

Sem comentários: