Como funciona o ouvido? Como detectamos os sons? Como chegam até ao nosso cérebro?
1) Canal auditivo 2) Tímpano 3) Martelo 4) Bigorna 5) Estribo
6) Janela oval 7) Tromba de Eustáquio 8) Cóclea 9) Nervo auditivo
Video retirado do site:
http://ensinofisicaquimica.blogspot.com/2008/05/uma-viagem-ao-ouvido.html. Legendas adicionadas por Ana Alegria a vídeo disponibilizado no YouTube, no canal myeralex, utilizando o webware overstream
Ouvido externo
Comprende o pavilhão auricular, comummente chamado "orelha" (que ajuda a estabelecer de onde provem um som), o canal auditivo e a delgada membrana do tímpano. Quando os sons chegam à membrana, esta converte-os em vibrações que se transmitem ao ouvido médio.
Ouvido médio
Em apemas um centímetro quadrado, o ouvido médio contém os três ossículos mais pequenos do corpo humano: o martelo, a bigorna e o estribo. Os movimentos provocados pelo tímpano amplificam-se vinte vezes para transmitir ao ouvido interno quer um som individual, quer uma orquestra inteira.
Ouvido interno
Numa pequena estrutura chamada cóclea o caracol tem vinte mil células ciliadas, algumas das quais processam os sons fortes e outras os fracos. As células ciliadas convertem as vibrações em impulsos eléctricos que através das delgadas fibras do nervo acústico chegam ao cérebro, onde determinam a sensação auditiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário