terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A CENOURA - " A Rainha dos Vegetais"

Nas minhas "viagens" pela Net encontrei um artigo de um grupo de trabalho de Área de Projecto, os KitHorta muito interessante sobre a cenoura. Aqui fica com algumas informações mais.

Cenouras de muitas cores


Foto de:

A cenoura (Daucus carota) pertence à família das Apiaceae (Umbelíferas). É originária da Europa e da Ásia, onde é cultivada há mais de dois mil anos, como um alimento importante.A sua raiz é tuberculosa, podendo ter um tamanho e formato variável. A sua coloração é geralmente alaranjada, mas pode ser branca, amarela, vermelha e roxa. Embora o caule não se note, as folhas crescem até entre 30 a 50 cm. Para quem não sabe a cenoura tem flores brancas.
Trata-se de uma planta herbácea, com até 50 centímetros de altura, as folhas são bastante recortadas e produz raiz tuberosa, que é a principal parte comestível e comercializada. Raiz tuberosa é o nome dado às raízes de determinadas plantas, como cenoura, nabo, rabanete, que têm a função de armazenar as suas reservas de alimentos.

É altamente recomendada pelos médicos devido ao seu alto valor nutricional, sendo rica em betacaroteno, um dos responsáveis pela cor alaranjada e um componente importante da vitamina A, além de fibras, minerais e antioxidantes. A parte comestível da cenoura é a raiz e esta pode ser consumida ao natural, ralada ou fatiada, ou em sumos e tortas ou simplesmente como acompanhamento cozidas. Nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície. Basta lavá-la e raspá-la.
As cenouras multiplicam-se por sementes e gostam de sol pleno e de serem regadas regularmente. As principais espécies de cenoura são:
Nantes
Kuroda
Flaker
Chantenay
Danvers
Etc...
Diz a sabedoria popular que comer cenoura faz os olhos bonitos. Mas as suas virtudes terapêuticas não se ficam por aqui, ajudando também a combater a anemia, doenças da pele e problemas hepáticos.
Verdadeiro cocktail de saúde, a cenoura é um dos vegetais mais consumidos mundialmente, mas os seus primórdios não reúnem o consenso de todos os autores. Alguns acreditam que é originária da Gália, enquanto que outros defendem que provém da Ásia Menor, onde crescia em estado selvagem há mais de três mil anos. Inquestionáveis são as suas propriedades terapêuticas, úteis para inúmeros problemas de saúde.
Qualidades alimentares e virtudes terapêuticas- A cenoura contém vitaminas A,B e C, uma provitamina A (betacaroteno) antioxidante, além de açucares simples (levulose e dextrose) directamente assimiláveis. Apresenta também 7% de ferro, uma dose activa de cobre, sódio, cálcio, fósforo, bromo, iodo, zinco e manganês.- É laxativa e diurética. Regulariza o trânsito intestinal, cicatrizando e desinfectando a mucosa intestinal e estomacal.- Favorece a taxa de colesterol. Contém docraína, um vasodilatador coronário.- Intervém no bom estado da pele e das mucosas.- É tónica, remineralizante, favorece a hemoglobina (transportador do oxigénio) e contribui para o equilíbrio ácido-básico.- usada externamente é cicatrizante.- A semente da cenoura é carminativa, estimulante, aperitiva e diurética.
Estados e problemas de saúde que pode beneficiar-Anemia, astenia e problemas de crescimento e de convalescença. -Problemas hepáticos: com a alcachofra, constitui o remédio por excelência para o fígado e para os temperamentos biliosos, utilizando-se para combater a icterícia.-Irritação gastro-hepática e excesso de acidez no estômago.- Catarro nasal, sinusite e tosse.- Sarampo e varicela.- Eczemas, sardas e acne.- Deficiência da visão crepuscular e das cores, graças à sua forte concentração em provitaminas A e B9 caratenóides.- Fotofobia (hipersensabilidade à luz e hemeralopia).

Cada 100 gramas de Cenoura (Daucus carota) contém:
Calorias - 51kcal
Proteínas - 1,5g
Gorduras - 0,3g
Provitamina A - 14500 U.l.
Vitamina B2 (Riboflavina) - 30 mcg
Vitamina B3 (Niacina) - 0,3 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) - 27 mg
Potássio - 290 mg
Sódio - 100 mg
Cálcio - 45 mg
Fósforo - 40 mg
Enxofre - 22 mg
Cloro - 5 mg
Magnésio - 4 mg
Silício - 2 mg
Ferro - 1 mg


E os esquilos também gostam ! Eles lá sabem porquê...

Sem comentários: