terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Paradoxo resolvido




A solução do Paradoxo de Gray

Setenta e dois anos. Este foi o tempo necessário para resolver o Paradoxo de Gray, que surgiu das observações do zoólogo britânico Sir James Gray, no decorrer dos seus trabalhos com golfinhos.


Gray apesar de verificar que alguns destes mamíferos marinhos conseguiam atingir velocidades na ordem dos 35 km/h, concluiu que os seus músculos não eram suficientemente fortes para suportar o esforço de nadar e manter tais velocidades. Uma contradição, que se manteve por explicar até aos nossos dias.

Durante o 61º Encontro Anual da Sociedade Americana de Física foi apresentada a solução para o Paradoxo de Gray. Um estudo recentemente realizado por um grupo de cientistas norte-americanos, recorrendo a tecnologia de ponta, concluiu que a cauda dos golfinhos conseguem produzir 10 vezes mais força do que Sir James Gray havia inicialmente formulado: os golfinhos conseguem produzir, em média, uma força equivalente a 90 kg, podendo atingir um máximo de 180 kg. Estes dados são agora consistentes com as observações das velocidades dos mesmos, solucionando assim o Paradoxo de Gray.
Notícia retirada de Zoomarine.blogdrive.com

Sem comentários: