quinta-feira, 10 de julho de 2008

Frutas e Legumes nas escolas


Bruxelas quer lutar contra a obesidade e problemas de saúde



Frutas e legumes grátis nas escolas

UE/Saúde: Bruxelas quer distribuição gratuita de frutas e legumes nas escolas
A Comissão Europeia propôs dia oito, em Estrasburgo, um programa de distribuição gratuita de frutas e legumes nas escolas dos 27 para assegurar uma alimentação saudável para lutar contra a obesidade e problemas de saúde graves.
A Comissão Europeia prevê um co-financiamento europeu no valor de 90 milhões de euros anuais que permitirá garantir a compra e distribuição nas escolas de frutas e legumes frescos, sendo esta verba completada por financiamentos nacionais nos estados-membros que optarem por participar no programa.
“Esta proposta mostra que estamos decididos a tomar medidas concretas de luta contra a obesidade”, declarou Mariann Fischer Boel, comissária europeia responsável pela Agricultura e pelo Desenvolvimento Rural.
A responsável europeia insistiu que “é fundamental incutir nas crianças, desde a mais tenra idade, bons hábitos, que serão mantidos ao longo da vida”.
O programa de distribuição de fruta nas escolas destina-se a promover junto dos jovens “hábitos alimentares saudáveis” que, de acordo com os estudos realizados, têm tendência a manter-se ao longo da vida.
Segundo dados da Comissão Europeia, cerca de 22 milhões crianças da UE têm excesso de peso, mais de cinco milhões das quais são obesas, devendo este valor registar um aumento de 400 mil por ano. Os peritos estão de acordo em afirmar que uma alimentação saudável pode desempenhar um papel essencial na redução das taxas de obesidade e na diminuição do risco de problemas de saúde graves – nomeadamente doenças cardiovasculares e diabetes de tipo 2 – numa idade mais avançada.
Os estudos demonstram que é na infância que se adquirem hábitos alimentares saudáveis. As pessoas que, durante a infância, comem quantidades consideráveis de frutas e legumes continuarão a ser bons consumidores, ao passo que as que comem pequenas quantidades tendem a manter os seus hábitos e a transmiti-los aos seus próprios filhos.
Se o programa for aprovado pelos Estados-membros dos 27, a Comissão Europeia irá disponibilizar 90 milhões de euros por ano para a distribuição de frutas e legumes nas escolas e os governos terão a possibilidade de participar ou não. Os programas serão co-financiados numa base de 50 por cento ou de 75 por cento nas chamadas “regiões de convergência”, onde o PIB por habitante é mais baixo.

Sem comentários: