domingo, 27 de julho de 2008

Limões refrescam e ajudam a proteger contra "pedras nos rins"

Photo credits: muhammadahmed


Para manter a hidratação no Verão beber água é o melhor que as pessoas podem fazer, mas para aquelas que apresentam risco de desenvolver cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins, adicionar limão à água é uma boa medida de prevenção, segundo investigadores norte-americanos.

O Dr. John Milner, da Faculdade de Medicina de Stritch da Universidade Loyola de Chicago, revela que os cálculos renais são um distúrbio frequente do tracto urinário, sendo que a principal causa é a ingestão insuficiente de fluidos, mas adicionar rodelas de limão à água ou a limonada podem ajudar a proteger contra a formação de pedras nos rins.

Os limões têm uma elevada concentração de citratos, que inibem o crescimento dos cálculos renais. A limonada natural, não a feita com pó que utiliza aroma artificial, reduz o desenvolvimento de cálculos renais naqueles que têm tendência para os desenvolver.

Os cálculos renais são cristais que se formam nos rins ou ureteres, os pequenos tubos que drenam a urina dos rins para a bexiga. Os cálculos nas vias urinárias são massas duras como a pedra, que se formam em qualquer parte das vias urinárias e podem causar dor, hemorragia, obstrução do fluxo da urina ou uma infecção. O tamanho dos cálculos pode variar desde muito pequenos (não podem ser detectados à vista desarmada) até outros de 2,5 cm de diâmetro ou mais.

Os homens têm uma probabilidade quatro vezes maior de desenvolver cálculos nos rins do que as mulheres e o risco aumenta drasticamente quando atingem os 40 anos, acrescenta o Dr. Milner.

Fonte da notícia: FARMACIA.COM.PT em 25-07-08

Sem comentários: