segunda-feira, 14 de julho de 2008

Alimentos são a melhor forma de obter ácidos gordos omega- 3



Um investigador da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, afirma que os alimentos podem ser a melhor forma de obter ácidos gordos omega-3. O investigador Fernando Gomez-Pinilla sugere que os alimentos ricos em ácidos gordos omega-3, tais como o salmão, as nozes e o kiwi, podem ter nutrientes adicionais que não se encontram nos suplementos de omega-3.

Gomez-Pinilla disse ainda que os cientistas estão a perceber quais são os ácidos gordos omega-3 que parecem ser especialmente importantes. Um dos ácidos gordos, o ácido docosahexaenoico, ou ADH, de origem marinha, reduz o stress oxidativo e aumenta a plasticidade sináptica, a aprendizagem e memória. O ADH é o ácido gordo omega-3 mais abundante nas membranas das células do cérebro.

O cérebro e o organismo são deficientes na produção de ADH, assim este tem de vir pela dieta alimentar, segundo o investigador. Uma dieta deficitária em ácidos gordos omega-3 tem sido associada ao aumento do risco de diversos distúrbios mentais, incluindo distúrbios de Déficit de Atenção, dislexia, demência, depressão, distúrbio bipolar e esquizofrenia, e ainda a doenças cardíacas, enfartes, acidentes vasculares cerebrais, bloqueios dos vasos sanguíneos, cancro, diabetes, doenças da pele e alterações do sistema imunitário.

Gomez-Pinilla, que estuda os efeitos da comida, exercício e sono no cérebro, afirma que os ácidos gordos omega-3 são essenciais para uma vida saudável e para o bom funcionamento do organismo.

Isabel Marques em 14-07-08

Fonte da notícia: FARMÁCIA.COM.PT

Sem comentários: