terça-feira, 1 de julho de 2008

"Esquisitices" do Mundo Animal

Os bebés do camaleão-de-labord (Furcifer labordi) parecem sentir-se tão seguros dentro do ovo que passam a maior parte da vida dentro dele, revela um grupo internacional de biólogos. O réptil, que vive em Madagáscar, no leste da África, é um caso único entre os vertebrados terrestres: o seu ciclo de vida, por razões ainda desconhecidas, faz lembrar o de um insecto. Forma adulta do camaleão-de-labord, fotografada em Ranobe (sudoeste de Madagascar) (Foto: Christopher J. Raxworthy/Divulgação )

Segundo Kristopher Karsten, da Universidade do Estado de Oklahoma (EUA), que estudou o comportamento desta espécie durante 5 anos (com outros Biólogos Americanos e de Madagascar), os adultos e filhos de camaleão-de-labord nunca se encontram "cara a cara". Ao sair do ovo, os bebés crescem rapidamente, acasalam, põem seus próprios ovinhos e caem mortos meses antes do nascimento dos filhos.
Os cientistas levantam uma série de hipóteses para tentar explicar esse estranho "desfasamento de gerações" entre filhos e pais. Uma das possibilidades tem a ver com o próprio clima da região: por ser muito árido e imprevisível, com uma estação seca longa, a protecção do ovo seria usada para sobreviver aos meses das "vacas magras". É que, durante algum tempo, o embrião fica "em pausa", sem se desenvolver activamente, de forma a sincronizar o nascimento com a estação das chuvas na ilha africana.

Outra possibilidade é de que a espécie tenha desenvolvido um sistema hormonal excessivamente masculinizado, por causa da competição necessária para obter parceiros e se reproduzir rapidamente no habitat hostil. De facto, referem Karsten e seus colegas, os animais são muito agressivos entre si. Acontece que o excesso de hormonas masculinas está justamente associado à mortalidade aumentada e precoce. A equipa, no entanto, ainda não tem evidências directas de que é esse o caso.

A pesquisa está na edição desta semana da revista científica americana "PNAS". Proceedings of the National Academy of Sciences

Sem comentários: