segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A mosquinha Drosophila aprende com a experiência das companheiras mais velhas

Segundo uma recente investigação da Universidade de McMaster (Canadá), a pequenina mosca da fruta é capaz de uma aprendizagem social complexa muito semelhante à usada pelos humanos.
A mosca da fruta (Drosophila melanogaster) aprende com as companheiras mais experientes-(Credit:iStockphoto)
Um estudo, publicado muito recentemente ( 16/09/2009) na revista Proceedings of the Royal Society B, demonstrou que as moscas fêmeas de Drosophila melanogaster, inexperientes podem aprender com as suas companheiras com mais experiência, as moscas da fruta que já se reproduziram.
Os cientistas que investigavam as raízes evolutivas da aprendizagem social em insectos, descobriram que as moscas que pela primeira vez iam pôr ovos, escolhiam os lugares onde se viam ovos já postos por moscas mais experientes em frutas maduras, em vez de procurar novas frutas maduras.
Esta investigação sugeriu também que os insectos de hábitos solitários podem mostrar aprendizagem social, o que levanta a possibilidade de a aprendizagem mútua ter promovido a evolução da socialização entre os insectos como mecanismo de sobrevivência.
Assim, parece que a mosca da fruta é muito mais sofisticada do que se pensava até aqui, afirmou Dukas, Professor associado do Departamento de Psicologia, Neurociência e Comportamento, co-autor do estudo com Sachin Sarin (estudante de pós-graduação). "Ela partilha muitos dos genes e compostos que controlam a aprendizagem nos humanos. Este estudo abre novas vias de investigação sobre a evolução e a neurogenética da aprendizagem social".

Sem comentários: