domingo, 13 de setembro de 2009

Descoberto método para vencer resistência de bactérias aos antibióticos

Imagem de Scanning electron micrograph (SEM) shows a strain of Staphylococcus aureus bacteria taken from a vancomycin intermediate resistant culture (VISA). (Credit: Janice Haney Carr) retirada de http://www.sciencedaily.com/releases/2009/05/090527170308.htm

Uma equipa de investigadores da Universidade de Nova York (Estados Unidos) descobriu um mecanismo que pode ser capaz de reduzir a toxicidade e aumentar a eficácia dos antibióticos em doses baixas em algumas bactérias resistentes como staphylococcus aureus ou o anthrax.
Concretamente, a investigação descobriu que o óxido nítrico presente no organismo é o responsável por criar certas resistências nestas bactérias, de modo a poderem defender- se do stress oxidativo que os antibióticos lhes causam e neutralizar o efeito de muitos dos seus componentes antibacterianos.
Segundo os cientistas, inibir o efeito do óxido nítrico acabaria com muitas bactérias que criaram resistências aos fármacos e permitiria a utilização de antibióticos em doses mais baixas que seriam mais efectivas e menos tóxicas para o nosso organismo.
Sabe-se que o óxido nítrico está presente em diversos gases tóxicos e na poluição do ar e também diversos estudos demonstraram a sua participação em diferentes reacções fisiológicas como a aprendizagem e a memória, a pressão arterial ou a disfunção eréctil.
Todavia, até agora não se tinha demonstrado a sua participação na criação de resistências bacterianas aos antibióticos. Com base nisto os autores do estudo propõem o uso de enzimas inibidoras do óxido nítrico e já comercializadas, para tornar as bactérias como os estafilococos e o antrax mais sensíveis aos antibióticos.
"O desenvolvimento de novos fármacos para combater bactérias resistentes não é viável devido ao elevado custo e aos inúmeros efeitos adversos que surgem no organismo durante o tratamento da infecção" explicou , Evgeny A. Nudler, autor do estudo.
Em contrapartida, "inibindo a acção do óxido nítrico ganhamos a batalha na luta contra as bactérias já que não temos que inventar novos antibióticos, apenas é preciso melhorar a sua actividade, inclusive em doses baixas", referiu Nudler.
Fonte da notícia aqui e também aqui

Sem comentários: