sábado, 5 de setembro de 2009

Saguins fãs de Metallica

Imagem retirada de flickr.com
Símios gostam de ouvir Metallica, são as conclusões de um estudo publicado no "Biology Letters" da Royal Society. O objectivo era descobrir até que ponto é que os primatas são capazes de responder a estímulos sonoros e evidenciar emoções semelhantes às dos seres humanos.
Banda heavy metal dos Metallica. Photograph: Andy Fossum/Rex Features
O estudo realizado pelo norte-americano, Chuck Snowdon, psicólogo da Universidade de Wisconsin-Madison e o violoncelista David Teie comparou os efeitos de músicas compostas para humanos em macacos e descobriu que a música dos Metallica tem o efeito de acalmar os saguins-de-cabeça-branca (Saguinus oepidus). A experiência consistiu em tocar trechos de música de 30 segundos para 14 macacos e registar as mudanças no seu comportamento. David Teie fez de DJ e remisturou vários sons dando a ouvir a estes macacos o «Adagio for Strings», de Samuel Barber, uma suave melodia de piano, «The Fragile», do grupo de rock Nine Inch Nails, ou o «The Grudge», dos Tool, seguido de um pouco de heavy metal, «Of Wolf and Man», dos Metallica. A música dos Metallica foi a única que teve efeito sobre o grupo, acalmando os animais. Os investigadores chegaram à conclusão que os primatas reagiam emocionalmente a músicas que incorporavam sons comuns em chamamentos de macacos, especialmente determinadas cadências.
O estudo quer entender se outros animais têm a mesma relação emocional com a música que os humanos. “Os componentes dos gritos humanos e animais podem ser muito similares, e de uma perspectiva evolucionária, estamos descobrindo que padrões de notas, dissonâncias e ritmo são importantes para comunicar estados afectivos tanto em animais quanto em pessoas”, disse Snowdon ao jornal britânico “The Guardian”.
Ler notícia em: http://www.cienciahoje.pt/ e também em
Informação sobre os saguins de cabeça de algodão aqui

Sem comentários: