domingo, 27 de setembro de 2009

Trabalhe com o Coração

As doenças cardiovasculares constituem a primeira causa de morte no mundo, com 17,2 milhões de vítimas cada ano. Em 2039 causarão 24 milhões de mortes no ano (segundo dados da OMS). Por isso

Imagem da campanha do Dia Mundial do Coração. (World Heart Federation © Jason Joyce)

Quase metade das pessoas que morrem por doenças cardíacas e acidentes vasculares encontram-se em idade produtiva (entre 15 e 69 anos).
"A maioria das pessoas passa mais de metade do tempo que está acordada a trabalhar. Um local de trabalho que incentive hábitos saudáveis consegue reduzir o risco de muitas doenças, incluindo as doenças coronárias e o AVC - a principal causa de morte em todo o mundo. Por isso, aproveitando a celebração do Dia Mundial do Coração, a Fundação Mundial do coração este ano elaborou uma campanha que apela a todos para “ Trabalhar com o Coração”. Com a introdução de pequenas mudanças no seu dia-a-dia, empresas e trabalhadores podem dar um grande passo em prole de uma maior produtividade e de uma vida mais longa, praticando hábitos saudáveis."
Segundo a Federação Mundial do coração, 80% das mortes prematuras por doença cardiovascular e enfarte poderia prevenir-se se se controlarem os factores de risco principais: tabaco, má alimentação e inactividade física.
O controlo dos factores de risco (hipertensão, hipercolesterolemia, obesidade, sedentarismo e tabaquismo) em lugar de trabalho é fundamental para se conseguir uma diminuição progressiva das enfermidades cardiovasculares".
Tal como os famosos jogos que calculam a idade cerebral de uma pessoa através de exercíçios simples a Federação Mundial do Coração anunciou uma iniciativa para medir também a idade do coração que dependendo do estilo de vida pode corresponder à idade real ou não. Para saber os anos deste órgão, basta indicar o sexo, a idade, o peso e a altura de uma pessoa e responder a umas quantas perguntas sobre hábitos de vida e antecedentes familiares. A ferramenta está disponível em heartagecalculator.
A idade do coração mede o risco relativo que uma pessoa tem de desenvolver uma doença cardiovascular nos próximos 10 anos em comparação com um individuo saudável.
Descobre a melhor maneira para trabalhar com o teu coração em http://www.fpcardiologia.pt

Sem comentários: