segunda-feira, 7 de abril de 2008

ENCONTRADO O BURACO NEGRO MAIS PEQUENO

NASA
Astrónomos identificam o buraco negro mais pequeno até agora conhecido
02.04.2008 - 12h02 Reuters
Astrónomos da Agência espacial norte-americana (NASA) identificaram o buraco negro mais pequeno até agora conhecido. O J1650 tem uma massa quatro vezes maior do que o nosso Sol e o tamanho aproximado de uma grande cidade.

“Há anos que os astrónomos tentam saber qual o tamanho mínimo possível de um buraco negro e este pequeno é um grande passo na resposta a esta questão”, comentou Nikolai Shaposhnikov,
do Centro Espacial Goddard, da NASA, em Maryland.

Apesar da sua reduzida dimensão, a sua força gravitacional poderá ser maior do que muitos dos outros buracos negros identificados no centro das galáxias.

Nesta ilustração está representado um buraco negro e o gás quente acumulado à sua volta

Shaposhnikov explicou que se alguém se aventurasse próximo do J1650 - na zona Sul da constelação Ara, na Via Láctea - a gravidade esticaria o seu organismo ao ponto de se parecer com um fio de esparguete.

O satélite da NASA Rossi X-ray Timing Explorer, aliado a uma nova técnica para estimar o tamanho do buraco negro, permitiu chegar a esta descoberta, anunciada numa conferência da Sociedade Astronómica Americana, em Los Angeles.

O novo método consiste em medir as oscilações do gás quente que se acumula à volta do buraco negro, quando este absorve a matéria.

Shaposhnikov e o seu colega Lev Titarchuk descobriram que o J1650 tem uma massa 3.8 vezes maior do que o Sol e um diâmetro de cerca de 24 quilómetros. “Isto torna o buraco negro num dos objectos mais pequenos encontrados fora do nosso sistema solar”, disse Shaposhnikov.

Antes do J1650, o buraco negro mais pequeno conhecido era o GRO 1655-40, com uma massa 6.3 vezes a do Sol.

Fonte: PÚBLICO.PT

Sem comentários: