sábado, 12 de abril de 2008

Espanha: Descoberto escaravelho que come e enterra bolotas

Investigadores espanhóis descobriram a primeira espécie de escaravelhos capaz de arrastrar, enterrar e consumir bolotas, uma acção que facilita a germinação das sementes deste fruto, na medida em que estas ficam protegidas de predadores como aves ou roedores.















Após enterrar as bolotas, os escaravelhos da espécie Thorectes lusitanicus começam a comer a parte que está mais afastada do embrião (vegetal), mas não a consomem por completo, pelo que as sementes continuam a poder gerar novas plântulas (plantas recém-nascidas).
Existem mesmo casos de coleópteros (uma das várias ordens de insectos), que se refugiam dentro dos frutos durante o Inverno.
Apesar de a sua dieta incluir bolotas de sobreiro, azinheira e carvalho, estes escaravelhos preferem as de sobreiro, explicou Jorge Lobo, co-autor do estudo realizado pelo Centro Superior de Investigações Científicas, em parceria com a Universidade de Alicante.
A equipa de investigadores acredita que estes escaravelhos preferem as bolotas por estas terem um alto teor de ácidos gordos essenciais, estando provado que os Thorectes lusitanicus alimentados por este fruto mostram taxas de actividade maiores, óvulos mais desenvolvidos e uma resistência-extra ao frio.
O género Thorectes inclui 43 espécies de escaravelhos, das quais 20 se encontram no território íbero-balear, não possuem asas e estão adaptadas ao consumo de fezes de vertebrados e outros detritos em decomposição.
Segundo os investigadores, «agora é necessário calcular que percentagem das bolotas enterradas geram novas plantas» e saber «se a taxa de germinação depende da composição vegetal e da presença de vertebrados herbívoros».

Resumo da notícia e fotos publicadas em CSIC -www.csic.es/prensa em 11 de Abril 2008

Sem comentários: