segunda-feira, 21 de abril de 2008

400 jovens do Básico e Secundário três dias em congresso de geociências em Coimbra


A Barragem da Aguieira é um dos pontos a visitar


Quatro centenas de estudantes do Ensino Básico e Secundário de vários pontos do país participam a partir de amanhã, em Coimbra, no III Congresso de Jovens Geocientistas, para apresentar trabalhos que desenvolveram nas escolas.

Durante três dias vão participar em quatro visitas de campo, para observar "in situ" aspectos relacionados com a biologia e a geologia, para que no confronto com a realidade ganhem conhecimentos, explicou à agência Lusa a organizadora do evento, Celeste Gomes.

De acordo com aquela docente do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), instituição que organiza os congressos de jovens geocientistas, serão apresentados nove dezenas de trabalhos, em formato de comunicação oral e de posters, desenvolvidos nas suas escolas.

Alguns dos temas trabalhados pelos jovens abordam as alterações globais, as alterações climáticas, os recursos geológicos ou os recursos geológicos da região de implantação da escola que frequentam. O programa contempla na segunda-feira duas visitas de campo, às regiões da Barragem da Aguieira e da Serra da Estrela. Na quarta-feira, estão programadas mais duas visitas de campo, às regiões de Figueiró dos Vinhos e da Senhora da Candosa - Cabril do Ceira.

O dia 22, terça-feira, Dia Mundial da Terra, é dedicado à apresentação das comunicações, uma sessão que terá uma cerimónia de abertura onde estará presente Maria Helena Henriques, coordenadora do Comité Português para o Ano Internacional do Planeta Terra. O Congresso de Jovens Geocientistas, que o Departamento de Ciências da Terra da FCTUC realiza em terceira edição, assume este ano uma particular pertinência em virtude de 2008 ser o Ano Internacional do Planeta Terra, proclamado pela Resolução 60/192 na Assembleia Geral das Nações Unidas.

O congresso está centrado nos alunos e pretende que estes desenvolvam competências (conhecimentos, capacidades e atitudes), gerais e específicas, como seja a concepção e implementação de percursos de pesquisa, refere uma nota de divulgação do evento.


Pretende-se ainda fomentar a compreensão do papel das geociências na progressão do conhecimento sobre o Universo, a Terra, a Vida e a Sociedade, bem como o reconhecimento da relevância das geociências no desenvolvimento das sociedades actuais e na adopção de atitudes que contribuam para a sustentabilidade no planeta Terra.

Os 400 jovens presentes no congresso representam 22 escolas do país, de Baião (região do Douro) até Amarelejo (Alentejo). Coimbra, que acolhe o congresso, está representada por cinco estabelecimentos. Os participantes, dos Ensinos Básico e Secundário, tem entre 10 e 16 anos.

A nossa escola vai participar no concurso Geocientistas com os trabalhos

  • Argilas, um recurso mineral da Soladrilho
  • Será que Portugal está na rota do ouro negro
  • Deixem o carro na garagem
  • Al Gore....O último Nobel da Paz.

Todos os grupos apresentam poster. O último representa a Escola com apresentação oral.

Fonte: cienciahoje

Sem comentários: