segunda-feira, 21 de abril de 2008

CURA PARA O ACNE - DIZEM OS CIENTISTAS





21 de Abril de 2008

Parece que o acne que tanto preocupa os adolescentes poderá ter os dias contados. Cientistas afirmam que encontraram um tratamento para o acne. Acaba de ser produzido um fármaco - SMT D002 - que segundo os investigadores poderá converter-se num tratamento eficaz que poderá reduzir o fluxo de sebo (gordura produzida pela pele) em 90%.



Os cientistas acreditam que esta droga que era utilizada para tratar
outra doença poderá ser mais eficaz que o ácido
retinóico ( forma de vitamina A)
usada até à data para tratar casos de
acne moderado ou severo uma vez que muitos pacientes não respondiam ao tratamento.

Para que a droga se torne mais eficaz os investigadores prevêem converter a droga num creme anti-acne de aplicação fácil. Ainda não revelam o nome por motivos comerciais.

Esperemos que realmente o tratamento seja tão eficaz como referem.


A acne é uma doença bastante comum e muito frequente na adolescência.

Causas
São 3 os fatores que contribuem para o surgimento da acne:
Superprodução de óleo (sebo)
Eliminação irregular de células do folículo
Crescimento de bactérias com inflamação.

A acne ocorre quando os folículos pilossebáceos ficam obstruídos por uma secreção sebácea e células mortas. Cada folículo aparece conectado a glândulas sebáceas que libertam uma secreção conhecida como sebo para lubrificar o pêlo e a pele. Essas glândulas apresentam um desenvolvimento muito elevado na puberdade, por estímulo das hormonas sexuais. Elas distribuem-se na face, tronco e nas costas e produzem gordura, que é eliminada através dos poros. Quando o organismo produz uma quantidade em excesso de sebo e células mortas, pode ocorrer a obstrução do poro. Quando bactérias contaminam esta secreção, principalmente o Propionibacterium acnes, ocorre uma inflamação e surge a acne.

Outros fatores podem alterar a produção de sebo tais como: alterações hormonais, presença de outras bactérias, certas medicações, hereditariedade e stress.

Sem comentários: