sexta-feira, 18 de junho de 2010

Focas usam os seus bigodes-radar para detectar peixes

Até uma foca de olhos vendados encontra peixe. Tudo o que precisa é dos seus bigodes. E QUE BIGODES.

Cientistas do Centro de Ciências Marinhas da Universidade de Rostock, na Alemanha demonstraram, de acordo com um novo estudo por eles realizado, que as focas podem detectar peixes até 100 metros de distância e tudo isto apenas com os seus bigodes-radar.
A partir do rastro que os peixes deixam na água, as focas conseguem decifrar a sua trajectória e inclusive de que espécie se trata.
Os investigadores realizaram experiências durante dois meses utilizando um peixe artificial, colocado na água de modo a criar um "rastro" que fosse detectado por Henry, uma foca de seis anos de idade.

À foca foram colocados auriculares e máscara para que não ouvisse nem visse durante os testes, de modo a assegurar que a foca só captasse as sensações na água, graças aos bigodes.

O estudo foi publicado no " Journal of Experimental Biology'.

Apesar de ter os olhos e ouvidos tapados, Henry foi capaz de indicar com um movimento da cabeça se o peixe se movimentava para a esquerda ou para a direita. Na experiência, levada a cabo na piscina descoberta do Zoológico de Colónia, na Alemanha, a foca foi capaz de detectar e indicar a direcção do peixe. Esta foca, acertou 90% das vezes no percurso, sempre que era solta cinco segundos depois da passagem do peixe. A percentagem desce para 70%, quando o tempo de espera é superior a 35 segundos. Aos 40, Henry mostrou-se incapaz de detectar o peixe.

Os investigadores da equipa de Wolf Hanke, cientista que dirigiu a experiência , moviam o peixe artificial em várias direcções e Henry seguia precisamente essas mudanças de direcção com muita precisão.
"As focas parecem ser capazes de distinguir diferentes formatos, o que pode significar que são capazes de diferenciar as diferentes espécies de peixes", explicou Wolf Hanke à BBC News.
E tudo graças aos seus bigodes

Os cientistas pretendem avançar para uma fase de experiências mais complexas, usando peixes vivos, para tentar descobrir até que ponto as focas conseguem detectar uma trajectória complexa dos peixes.

Notícia lida em:


e também em

http://news.bbc.co.uk/2/hi/science_and_environment/10287564.stm

Sem comentários: