terça-feira, 15 de junho de 2010

Descoberto um novo exoplaneta - o "Beta Pictoris b"

Impressão de artista que mostra o planeta dentro do disco de Beta Pictoris.
Crédito: ESO/L. Calçada
Os astrónomos conseguiram pela primeira vez seguir directamente o movimento de um planeta extrasolar à medida que se movia de um lado para o outro da sua estrela-mãe.
Crédito: ESO/A.-M. Lagrange

Uma equipa de astrónomos franceses utilizando o VLT (Very Large Telescope) do ESO (Observatório Europeu do Sul), no Chile, capturou um planeta que orbita a estrela Beta Pictoris em movimento.
O Beta Pictoris b será um planeta gigante, com 9 vezes a massa de Júpiter e que está a 8 unidades astronómicas da sua estrela. A ser assim, será a primeira imagem de um planeta extrasolar próximo da sua estrela (cerca da mesma distância que Saturno está da Terra).
A estrela Beta Pictoris dista 60 anos-luz de nós, situa-se na constelação Pictor e é bastante jovem (tem somente 12 milhões de anos). É a mais jovem estrela a abrigar um planeta.
(na imagem vê-se o brilho de Beta Pictoris b, como diz na legenda)

A descoberta, publicada na Science, demonstra que os planetas gigantes podem formar-se próximo das estrelas em períodos muito mais curtos do que se pensava.

Até hoje, foram encontrados 450 exoplanetas. Porém, Beta Pictoris b é um dos poucos a ter sido detectado por observação directa (sem o uso de medições indirectas, baseadas nas variações do brilho reflectido pelo planeta).

Esta descoberta revela-se importante pois este exoplaneta pode vir a fornecer pistas sobre a formação de planetas gigantes como Júpiter.
Noticia lida em http://www.ccvalg.pt/
e em Science

Sem comentários: