sexta-feira, 11 de junho de 2010

Jaguares gostam de perfume de Calvin Klein

Parece que o sensual perfume Obsession for men de Calvin Klein considerado como a "essência pura da masculinidade" não atrai só as mulheres mas também os grandes felinos da selva da Guatemala. Ver para crer. A notícia curiosa é nos revelada por biólogos da Reserva da Biosfera Maia, na Guatemala, que usaram o perfume para atrair aqueles animais esquivos até às câmaras ocultas, enquanto os tentavam fotografar.

Os aromas são poderosos, ninguém tem dúvidas. Os biólogos Rony Garcia e José Moreira, do Programa de Conservação dos Jaguares da organização Wildlife Conservation Society's, provaram a tese. Eles usam o perfume Obsession for men, da Calvin Klein, para atrair felinos, neste caso, Jaguares. O WCS procurava maneiras de fazer com que os jaguares se posicionassem de frente para as câmaras e, depois de testarem várias fragrâncias, descobriram que aplicar a fragrância perto dos equipamentos, sensíveis ao calor e ao movimento, atraía os animais por mais tempo que outros perfumes ou métodos.

Na descrição do perfume na sua página on-line está escrito:"É uma combinação atractiva de Botânica, especiarias e madeiras raras a que é impossível resistir". A descoberta de que o Obsession for Men age como um imã para os felinos foi resultado de uma experiência do WCS no zoológico do Bronx, em Nova York.

O Jaguar é o maior felino do hemisfério ocidental, podendo atingir até 2,60m e pesar 115 kg. Símbolo da fauna brasileira, era temido pelos Maias. Este felino é uma espécie em perigo de extinção.
Os biólogos Rony Garcia e José Moreira, do Programa para a Conservação de Jaguares da Sociedade para a Conservação de la Natureza (WCS, siglas em inglês), descobriram que o seu trabalho de observação dos jaguares, realizada com câmaras que deixam escondidas em diversos pontos da Reserva da Biosfera Maia de Guatemala, se complementa na perfeição com a fragrância deste empório da moda.

Ao que parece, Obsession for Men é uma essência complexa que atrai os grandes felinos de América Central. "O método que estamos usando para estudar os jaguares na Guatemala consiste em fotografar os especímens usando câmaras ocultas", resume Moreira.

"Tem sido útil usar Obsession para atrair os jaguares frente as câmaras armadilha" [...] pois que assim os cientistas ganham tempo suficiente para calcular com maior segurança a quantidade e o género dos animais que vivem em cada área estudada, explicou o Biólogo.

Durante a investigação,os cientistas da WCS experimentaram 23 fragrâncias, mas Obsession for Men foi a que reteve os animais durante mais tempo em frente às câmaras. Em segundo lugar ficou L'Air du Temps de Nina Ricci.

Garcia mostrou-se particularmente satisfeito com os resultados que trouxeram informações de grande importância para um maior conhecimento e conservação desta espécie.
Por agora, o WCS tenciona generalizar o uso do perfume de Calvin Klein aos seus programas de trabalho na Venezuela, Nicarágua, Bolívia, Peru e Equador durante los próximos anos.
Se as experiências resultarem vamos ter as florestas a cheirar a Çalvin Klein.
Elmundo.es

Sem comentários: