quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

SUBSTITUTO PARA PLUTÃO


Já há substituto para Plutão
Simulações informáticas sugerem existência de mais um planeta no Sistema Solar

Ainda não há luz no fundo do Sistema Solar mas cientistas japoneses dizem que dentro de dez anos será confirmado um novo planeta

Cálculos teóricos baseados em simulações informáticas apontam para a existência de mais um planeta, o nono, nos confins do Sistema Solar, afirmam cientistas da Universidade de Kobe (oeste do Japão) hoje citados na imprensa nipónica.

"É muito provável que evolua na fronteira do nosso sistema solar um verdadeiro planeta com 30 a 70 por cento da massa da Terra", dizem os cientistas. Na sua perspectiva, esse planeta misterioso, que corresponderia à nova definição adoptada em 2006 pela União Astronómica Internacional (UAI), "poderá ser descoberto dentro de dez anos, o mais tardar, se forem realizadas investigações em grande escala".

O planeta, situado a 12.000 milhões de quilómetros da Terra, gira em torno do Sol numa órbita elíptica cada 1.000 anos, num plano inclinado de 20 a 40 graus, segundo cálculos realizados pelos cientistas a partir de efeitos gravitacionais observados em Neptuno.

O estudo da equipa de investigadores, dirigida pela pelo professor Tadashi Mukai, será publicado em Abril no Astronomical Journal, editado pela Sociedade Astronómica Americana. A hipótese da existência deste "planeta X" surge depois da comunidade astronómica mundial ter decidido em 2006 excluir Plutão da lista dos planetas de pleno direito do Sistema Solar.

Descoberto em 1930 pelo astrónomo norte-americano Clyde Tombaugh, Plutão foi despromovido para a categoria de "planeta anão" por não corresponder à nova definição, mais restritiva, adoptada pela UAI. Plutão foi desclassificado ao abrigo dessa definição por não ter criado um vazio na sua órbita e transitar na cintura de Kuiper, entre numerosos detritos cósmicos.

Além disso, o seu tamanho é muito menor do que o da Terra, e mesmo que o da Lua, e a inclinação da sua órbita não é semelhante à da Terra, nem à dos outros sete planetas do Sistema Solar. Os oito planetas do Sistema Solar plenamente dignos desse nome são Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno.

Fonte: Ciência Hoje em 2008-02-28

:: Sê o primeiro a comentar esta notícia!

Sem comentários: