quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Montanhas do Pólo Sul da Lua

As altas montanhas do Pólo Sul da Lua
Região considerada favorável para descida é muito acidentada

Mapa digital das elevações do Pólo Sul da Lua (imagem NASA)

Uma região do Pólo Sul da Lua que tem sido considerada um possível ponto de descida para missões tripuladas ou robóticas é muito mais acidentada do que se julgava, revelou hoje a NASA.

.


Imagem virtual da cratera Shackelton (imagem NASA - clique para ampliar)

A região caracteriza-se por grandes elevações e crateras profundas, segundo imagens captadas pelo sistema de radares do complexo de Goldstone, no deserto de Mojave (Califórnia). Trata-se das imagens mais precisas, de 20 metros por píxel, conseguidas até hoje de uma zona próxima da cratera Schackleton, no pólo sul lunar, refere a NASA.

Esta zona, que poderá conter quantidades importantes de água no estado sólido, é considerada o mais provável ponto de descida numa futura missão tripulada ao satélite natural da Terra. No entanto, "tem elevações de 6.200 metros e depressões quatro vezes mais profundas do que o Grande Canyon" do rio Colorado, disse Doug Cooke, administrador adjunto do directório de sistemas de exploração da NASA.

Segundo Scott Hensley, do Laboratório de Propulsão por Jacto (JPL) da NASA, as imagens captadas pelo sistema de radares permitem ver características do terreno tão pequenas como uma casa. As imagens anteriores daquela zona do pólo sul lunar tinham sido obtidas pela sonda espacial Clementine com uma resolução de um quilómetro por píxel.

As novas imagens são 50 vezes mais detalhadas, segundo a NASA, mas será possível observar ainda melhor a zona quando se der a aproximação, no final do ano, da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter. Essas imagens terão uma resolução de um metro por píxel, o que ajudará a NASA a identificar locais com melhores condições para uma descida.

Fonte: Ciência Hoje em 2008-02-28

Sem comentários: