quinta-feira, 10 de março de 2011

Elefantes aprendem rápido a trabalhar em equipa, para resolução de problemas.

Rapidez dos elefantes a resolver problemas em equipa deixa investigadores surpreendidos.
Os elefantes são famosos pelas suas proezas de memória extraordinária. Agora, um novo estudo demonstrou que os elefantes são igualmente bons a trabalhar em equipa e aprendem depressa a resolver problemas.

Investigadores da Universidade britânica de Cambridge concluíram que os elefantes são tão rápidos quanto os chimpanzés a trabalhar em equipa para resolver um problema, segundo um artigo publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".

Joshua Plotnik, líder deste estudo, referiu que os elefantes "ajudam-se uns aos outros nos seus problemas" e parecem, em algumas situações, "muito ligados emocionalmente", sendo, por isso, "de esperar que existisse algum nível de cooperação e entre-ajuda" entre eles. No entanto, "a rapidez com que aprendem" a cooperar para resolver um problema deixou-o "admirado".
De acordo com o investigador do departamento de psicologia experimental da Universidade de Cambridge, os elefantes são tão rápidos quanto os chimpanzés a aprender, em conjunto, a resolver um problema.

Os testes que levaram a esta conclusão foram feitos na Tailândia e envolveram seis pares de elefantes que tinham de alcançar uma plataforma com comida, puxando, em conjunto, uma corda para trazer os alimentos até uma cerca, atrás da qual se encontravam.

Os elefantes foram testados 40 vezes durante dois dias e cada par descobriu como trazer a comida até si, nunca depois da oitava tentativa.

Numa segunda fase, os cientistas tentaram separar os elefantes. Os animais rapidamente aprenderam a esperar pelos seus parceiros, numa taxa de sucesso entre 88 e 97 por cento.
Vê o Video aqui

Sem comentários: