sábado, 5 de março de 2011

Supermicroscópio permite observar vírus ao pormenor

Um supermicroscópio, com uma resolução de 50 nanómetros promete revelar um mundo nunca antes revelado pela microscopia. A equipa britânica que o desenvolveu espera usá-lo para observar vírus ao pormenor.


Simulações da estrutura de um vírus, como esta do da gripe, podem dar lugar a imagens reais (Mário Cameira)

Um nanómetro é um milionésimo de milímetro. A ordem de grandeza que esta equipa do Centro de Investigação de Processamento laser da Universidade de Manchester fala na Nature Communications é de conseguir uma definição de 50 nanómetros, capaz, dizem à BBC, de pôr a nu, moléculas individuais ou vírus.
.

A técnica pode permitir ver caracteristicas de estruturas tão pequenas nunca visualizadas anteriormente.
O novo dispositivo usa ondas sonoras evanescentes, só possíveis de detectar a grande proximidade do objecto, neste caso um nano objecto, e que normalmente não eram detectadas por outros métodos de observação. Este supermicroscópio encaminha essa informação depois para um outro microscópio que a transforma em luz visível e faz com que a vista humana consiga observar uma realidade que até aí lhe estava vedada.

Lin Li, coordenador da equipa, disse à BBC que o novo supermicroscópio será de interesse para o estudo das células, bactérias e vírus numa perspectiva de pormenor até aqui impossível de alcançar.

Para perceberes o que é um nanómetro vê a explicação do ProfessorTony Ryan no video.

Sem comentários: