quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Uma grande notícia: realizado inventário dos oceanos ( o primeiro a nível mundial)

Numa altura em que muitas espécies, animais e vegetais, estão em vias de extinção, eis que aparece uma boa notícia e muito importante. Através de um censo realizado a nível mundial descobriram-se 20 mil novas espécies nos oceanos. Foram encontradas formas de vida nos sítios mais inóspitos, desde o mais quente ao mais gelado e mesmo em locais onde a luz e o oxigénio são muito escassos.
Animais bizarros, pequenas rãs, e até mamíferos fazem parte da grande e diversificada amostra.
Imagem de Spirobranchus giganteus - credit: John Huisman da Universidade Murdoch
O primeiro Censo Mundial da Vida Marinha, apresentado hoje numa conferência em Londres (no Royal Institution of Great Britain), dá a conhecer 20 mil espécies até agora não registadas. Este estudo, que começou a ser realizado em 2000, com a fundação do Censo da Vida Marinha (Census of Marine Life - CoML), foi organizado com a finalidade de se tentar descobrir “o que viveu nos oceanos, o que vive e o que irá viver”.

Durante os dez anos de investigação, em que participaram mais de 2700 cientistas de 83 países, realizaram-se 540 expedições. Vários livros, artigos, websites, filmes, mapas e bases de dados constituem e relatam agora as novidades.

A descoberta de numerosas espécies foi uma das muitas surpresas da investigação. De 230 mil passaram a ser 250 mil. Além disso, entre os milhões de espécimes recolhidos tanto em águas conhecidas como em águas raramente exploradas, encontrou-se mais de seis mil potenciais novas espécies e completaram-se as descrições sobre 1200.

O CoML compilou as primeiras comparações regionais e globais da diversidade de espécies marinhas. Ao ser aplicada a análise genética, numa escala global, a uma base de dados de 35 mil espécies de grupos diferentes, conseguiu-se traçar gráficos da proximidade e da distância das relações entre espécies, mostrando uma nova imagem da estrutura genética da diversidade marinha.

O Relatório está no sítio da CoML Apesar de terem sido dez anos de estudos, o CoML admite que “não conseguiu estimar de forma segura o número total de espécies” e descobrir todos os tipos de vida no oceano. Pode, ainda assim, adiantar que há pelo menos um milhão de animais e plantas marinhas e dezenas de milhões de tipos de micróbios.
Traçaram-se igualmente rotas migratórias de inúmeras espécies.

Monitorizando animais em tempo real conseguiu-se perceber onde é que eles vivem e onde morrem. Agora, qualquer pessoa pode ter acesso, através da Internet, ao mapa da distribuição das espécies e aos diversos dados recolhidos e estudos realizados. É possível encontrar também criações artísticas, entre literatura, música e filmes, inspiradas nesta investigação.

Estão disponíveis nos sítios do CoML (http://www.coml.org/) e no Ocean Biogeographic Information System (http://www.iobis.org/).
Podes ver todas as fotos em: http://www.coml.org/image-gallery

Sem comentários: