domingo, 24 de outubro de 2010

Uma "Maravilha de Formigas" - Melhor Fotografia do Ano

Formigas da Costa Rica trabalhando à noite - Foto vencedora de Bence Mate
O concurso de fotografia da natureza mais prestigioso do mundo, o Wildlife Photographer of the Year, premiou este ano uma impressionante imagem intitulada "A Maravilha das Formigas".

A fotografia mostra um exército destes insectos despedaçando uma folha e carregando os fragmentos para o seu ninho.

O júri elogiou o seu autor, o húngaro Bence Mate, pela "qualidade artística" da sua imagem, que foi tirada à noite mostrando as silhuetas das formigas capturadas na parte de trás da folha.

"Eu gosto de fotografar a acção e esta imagem mostra muitas atividades diferentes: como as formigas recortam as folhas e as transportam. Além disso, as suas silhuetas oferecem uma "visão diferente ", comentou Matt sobre a sua foto vencedora.

O fotógrafo húngaro capturou a imagem durante uma expedição de seis meses na Costa Rica. Desde que descobriu estas formigas, ficou fascinado, se bem que muito frustrado ao descobrir que as formigas apenas fazem o seu trabalho de recortar as folhas durante a noite.

O Wildlife Photographer of the Year é um concurso organizado pelo Museu de História Natural de Londres e pela revista BBC Wildlife Magazine. Tanto a imagem vencedora como as outras 100 candidatas para este prémio vão ser exibidas no museu da capital britânica.

Fonte da notícia:
http://www.elmundo.es/elmundo/2010/10/21/ciencia/1287653278.html

Sem comentários: