quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Perseidas...uma prometedora chuva

Não precisa de ir sair... hoje o espectáculo está no céu.

Chuva de Perseidas -imagem aqui

É a promessa da NASA e de muitos fóruns de astronomia, por isso vale a pena acreditar. Este ano, a chuva de estrelas cadentes (meteoros) das Perseidas, que atingirá o ponto alto esta noite, vai poder ser observada com condições especiais - como a lua nova - e poderá ser uma das melhores edições desde 2007.

As Perseidas acontecem todos os Verões e chamam-se assim porque as estrelas parecem cair da constelação de Perseu, como se estivesse um guarda-chuva aberto apontado naquela direcção e os traços de luz escorregassem pelos seus aros. A NASA compara o fenómeno a uma viagem em que se acaba com capô e pára-brisas carregados de mosquitos mortos. "A Terra, como um carro a grande velocidade, viaja à volta do Sol, chocando com tudo o que apanha pela frente. Não há insectos no espaço, mas não faltam meteoróides, fragmentos da poeira de cometas e asteróides." Quando batem na atmosfera da Terra, desintegram-se em traços de luz - os meteoros.

No caso das Perseidas, os mosquitos são o rasto do cometa Swift-Tuttle e estão visíveis a partir de Julho, com um pico entre 8 e 14 de Agosto. A melhor janela de observação deste ano está prevista para hoje, entre as 21 e as 23 horas. "Não aparecem em grande número, mas mesmo um ou dois será suficiente. Um meteoro é algo para recordar durante vários anos", diz a NASA. Evitar zonas com muita luz e ter alguma paciência são as recomendações. Se quiser a companhia de especialistas, o Centro Ciência Viva de Constância tem um programa especial a partir das 18h00, com a palestra "Poderá uma estrela cair-nos em cima?"
O fenómeno acontece todos os anos por esta altura e pode ser visto entre a meia-noite e o amanhecer no hemisfério norte.

As perseidas podem atingir velocidades de entrada na atmosfera de 59 quilómetros por segundo. Espera-se para as noites de 12 e 13 de Agosto a queda de 50 meteoros por hora a 61 quilómetros por segundo.
Noticia lida aqui
Se quiser saber mais sobre este acontecimento, consulte a página do blogue AstroPT. e a da NASA.

1 comentário:

Aquiles Frazao disse...

Muitos parabéns pelo blosg e pelos artigos, trabalho muito bom