quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A famosa "Lucy" afinal já comia carne e usava ferramentas

Getty imagens
A famosa australopithecus Lucy, cujos restos foram encontrados na Etiópia em 1974, pode ter utilizado ferramentas de pedra, segundo a equipa internacional de paleontólogos dirigida por Zeresenay Alemseged, da Academia de Ciências da Califórnia.
Foto: AP Photo/Dikika Research Project -A ferramenta de pedra de dois ossos em Dikika, na Etiópia .

"Agora, quando imaginamos Lucy procurando comida na África do Leste, temos de vê-la com um utensílio de pedra na mão, em busca de carne", afirma Shannon McPherron, num comunicado do Instituto de Antrolopogia Evolutiva Max Planck da Alemanha.

Dois ossos fossilizados foram encontrados na Etiópia, um fêmur de um mamífero do tamanho de uma cabra e uma costela de um animal grande como uma vaca, com marcas de golpes, talhos e cortes, indicando a utilização de ferramentas de pedra para extrair a carne ou a medula óssea.

Os fósseis encontrados em Dikika, no nordeste da Etiópia, datam de 3,39 milhões de anos, segundo as análises, antecipando em 800.000 anos um momento chave da evolução do homem.

"Esta descoberta avança consideravelmente o momento a partir do qual nossos ancestrais mudaram completamente as regras do jogo", declarou Alemseged no comunicado.

"A utilização de utensílios modificou significativamente a sua interação com a natureza, permitindo-lhes comer novos tipos de comida e explorar outros territórios", acrescentou, salientando ainda que será preciso rever os conhecimentos sobre a evolução humana.

"Isso quer dizer que os Australopithecus Afarensis , como Lucy ou a bebê Selam, utilizavam utensílios de pedra". Selam, uma australopithecus morta aos três anos de idade, teria vivido há 3,3 milhões de anos, 200 mil anos ante de Lucy.

Até agora, as provas mais antigas da utilização de utensílios de pedra ou de animais provenientes de Buri ou Gona, na Etiópia, remontavam a 2,5 ou 2,6 milhões de anos, recordam os autores deste estudo, publicado na revista Nature.

Mas os investigadores ainda não foram capazes de estabelecer se os utensílios eram fabricados. "Um de nossos objetivos é voltar ao local, onde encontramos os fósseis e tentar achar os utensílios", afirmou McPherron.

Os cientistas sugerem que só o facto de utilizar tais utensílios mostra que os nossos ancestrais competiam com outros carnívoros pela comida, e que isso pode ter iniciado o trabalho em equipa dos humanos.

Sem comentários: