sábado, 7 de agosto de 2010

Fungo mata um milhão de morcegos na América do Norte


Um estudo publicado na revista científica Science mostra que a população regional de Myotis lucifugus pode desaparecer em 16 anos devido a um fungo que infecta estes mamíferos.
Imagens de morcegos afectados pelo fungo, durante a hibernação, retiradas da BBC
A doença tem o nome de white-nose syndrome (síndroma do nariz branco) porque aparece uma mancha branca nas regiões afectadas pelo fungo. O agente patogénico, Geomyces destructans, foi descoberto há pouco tempo, gosta de ambientes frios e ataca as partes expostas dos morcegos como o nariz, as orelhas e as membranas das asas.

A doença aparece durante a hibernação, tornando os morcegos irrequietos e com comportamentos bizarros. Os animais acordam várias vezes, gastando as reservas de gordura que têm para hibernar, o que os impede de sobreviver durante o Inverno.

Encontrar centenas de exemplares de morcegos mortos em grutas tornou-se frequente. De acordo com este estudo, morrem em média, durante a hibernação, 73 % dos morcegos da colónia de cada ano.
Os cientistas analisaram os dados disponíveis sobre a população de morcegos de 22 grutas e outros lugares de hibernação em cinco estados do nordeste dos Estados Unidos nos últimos 30 anos. Combinando esta informação com os modelos da população, determinaram que em 20 anos 99% da população do pequeno morcego cor de café desapareceria se a doença infecciosa continuar a expandir-se ao ritmo actual.

Segundo este estudo, dirigido pelo investigador da Universidade de Boston Winifred F. Frick, esta é uma das piores crises que afectaram animais selvagens na América do Norte. Os morcegos desempenham um papel primordial nos ecossistemas ao alimentarem-se de insectos. Como é sabido muitos deles tornam-se pragas das culturas e das florestas, outros propagam doenças aos humanos. “O myotis castanho [pesa entre as cinco e 14 gramas, atinge os dez centímetros de comprimento] é conhecido por consumir em cada noite cem por cento do seu peso em insectos. Este nível de consumo proporciona um importante serviço do ecossistema à humanidade, que reduz a utilização de pesticidas para matar os insectos”.
Fonte da noticia: elmundo.es

Sem comentários: