terça-feira, 3 de agosto de 2010

IBM conseguiu o mapa do cérebro mais detalhado até hoje.

IBM cria o mapa do cérebro mais detalhado, até hoje.
O mapa com as representações das conexões entre as diversas regiões cerebrais do cérebro do macaco.PNAS.
Num artigo publicado terça-feira dia 27 de Julho, na revista PNAS, investigadores da IBM mostraram enormes avanços no mapeamento da arquitectura do cérebro, traçando três vezes mais ligações do que qualquer outro estudo feito até hoje. Para onde esse mapa nos leva? Para o futuro da computação cognitiva.
O mapa apresenta ao pormenor uma rede de longa distância que liga 383 regiões cerebrais e 6.602 conexões, as quais funcionam como uma espécie de autroestadas que unem regiões muito afastadas do nosso órgão central. As conexões mais pequenas também foram contempladas no mapa bem como a transmissão de sinais entre diferentes regiões do cérebro a uma escala menor.
Um pormenor interessante que aparece destacado neste mapa é a presença de um centro primordial do cérebro, o qual concentra as acções do órgão e se liga através de várias regiões com o córtex promotor, o córtex prefrontal, o lóbulo temporal, o tálamo, o córtex visual e outras regiões cerebrais.
A importância da elaboração deste mapa reside no facto do mesmo fornecer ferramentas que permitem imitar artificialmente o comportamento do cérebro, em concreto na feitura de chips capazes de processar informação com a mesma rapidez com que o faz o nosso cérebro.

Agora podemos ter uma visão sem precedentes sobre a forma como a informação viaja e é processada através do cérebro... um salto enorme, para pesquisas fundamentais e aplicadas em neurociência e computação cognitiva.
Tais informações permitirão aos cientistas criar análises teóricas mais precisas – usando o mesmo tipo de projecções que optimiza os sistemas de procura em redes sociais – que serão essenciais na criação de chips de computadores que possam guardar mais informações sobre o imenso poder computacional que nosso cérebro tem e navegar pela sua complexa arquitectura.

E, claro, é fantástico perceber que todo esse trabalho está sendo feito para mapear a vasta e misteriosa região que está dentro da sua cabeça neste exacto momento.
Noticia lida aqui
Site original do estudo
http://www.pnas.org/content/107/30/13485.full

Sem comentários: