quinta-feira, 19 de junho de 2008

Uma enzima num selo

Uma enzima num selo: projecto de Nuno Micaêlo no top 10 do concurso «Aqui há selo» dos CTT


Mais vale selo do que parecê-lo! Vamos pôr a Ciência nos CTT!


Imagina-te a comprar um selo com a ilustração do centro activo de uma enzima da bactéria Bacillus subtilis. A curiosa aquisição está perto de se tornar uma realidade e resulta da vontade de divulgar uma descoberta científica feita por portugueses e o potencial da "arte molecular". Nuno Micaêlo, o investigador do grupo de Modelação Molecular da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro que submeteu o projecto ao concurso "Aqui há selo" dos CTT e Lígia Martins, a investigadora do ITQB responsável pela caracterização da bactéria são os protagonistas.
Ciência Hoje também quer que haja um selo sobre Ciência em Portugal; daí fazer campanha e apelar ao voto no trabalho de Nuno Micaelo. Atenção: só se pode votar até ao dia 20 deste mês, ou seja, até à próxima sexta-feira! Ciência Hoje aposta na vitória do investigador Nuno Micaêlo, da Universidade de Aveiro, no concurso lançado pelos CTT que termina na próxima sexta-feira. A menos de 80 votos do segundo lugar, o «selo» de Nuno pode e deve chegar à vitória. É a única forma de a Ciência andar pelas cartas em todo o País. Apelamos ao voto e que digam aos vossos amigos e colegas para votarem. Hoje chegamos ao segundo lugar, amanhã partimos para levar este selo à vitória.
A hora não é de hesitações. Talvez seja uma oportunidade única de «A Ciência em Portugal» demandar os caminhos difíceis da filatelia. Confrontado essencialmente com duas propostas mais «populares», a «natureza» dos cogumelos e o apelo ao coração dos «direitos dos animais», o projecto de Nuno Micaêlo traz a ciência para as malas dos carteiros.
Basta clicar em «A Ciência em Portugal» ou em ,http://www.irrequietos.com/aquihaselo/senior/stampranking.aspx e aí escolher o selo sobre ciência que reproduzimos na imagem que ilustra esta mensagem - o selo do Nuno! O voto só é contado depois de validar um e-mail recebido dos CTT!
Para conhecer os objectivos da divulgação deste selo bem como a importância das aplicações da enzima ver em Entrevista para o portal de ciência www.cienciahoje.com - uma entrevista feita pela jornalista Marta F. Reis ao autor do selo, Nuno Micaêlo, e à cientista Lígia Martins, investigadora responsável pela enzima ilustrada no selo, disponível no portal http://www.cienciahoje.com/. Nesta Nuno Micaêlo e a doutora Lígia Martins falam sobre o objectivo da divulgação deste selo, da ciência e importantes aplicações biotecnológicas daquela enzima. É uma boa oportunidade para saber em primeira mão o que pensam os cientistas sobre este selo.
Fonte da notícia : http://www.cienciahoje.pt/

Sem comentários: