sexta-feira, 20 de junho de 2008

PEGADA ECOLÓGICA


A pegada ecológica é um conceito que mede a superfície necessária para produzir os recursos requeridos por cada cidadão bem como para absorver os resíduos por si gerados.

A média da pegada é de 2,85 hectares/pessoa (ha/p).
Actualmente os humanos estão consumindo cerca de 120% do que o planeta produz. Esta realidade é insustentável. A pegada ecológica superou a capacidade de geração de recursos do planeta nos anos 80.

Para reduzires a tua pegada ecológica deves praticar os seguintes conselhos:

- Reduzir, reutilizar e reciclar os materiais.
- Diminuir o consumo eléctrico e da água.
- Produzir o menor número possível de resíduos.
A Pegada Ecológica constitui uma forma de medir o impacte humano na Terra. Este conceito, desenvolvido por Mathis Wackernagel e William Rees, autores do livro “Our Ecological Footprint - Reducing Human Impact on the Earth” (1996), exprime a área produtiva equivalente de terra e mar necessária para produzir os recursos utilizados e para assimilar os resíduos gerados por uma dada unidade de população. Pode ser calculada para um indivíduo, uma comunidade, um país, ou mesmo para a população mundial. Dito de outra forma, a Pegada Ecológica avalia a extensão com que uma dada população se apropria do espaço biologicamente produtivo. Uma vez que as pessoas usam recursos de todas as partes do mundo, e afectam locais cada vez mais distantes com os seus resíduos, esse espaço é, geralmente, o somatório de uma série de pequenas áreas distribuídas por todo o planeta que, na sua totalidade, tem vindo a aumentar.

Faz click aqui para calcular a tua pegada ecológica.

Sem comentários: