quarta-feira, 19 de março de 2008

PENSA NISTO...

TANTA e tão pouca porquê?

No próximo sábado comemora-se o Dia Mundial da Água, bom pretexto para falarmos de um recurso cada vez mais escasso. Mas …escasso porquê, se água é o que não falta na terra? O problema está na água disponível para consumo humano, que não chega a 1% da que existe, 97,5% da restante é salgada.E, com o aumento da população mundial prevista para os próximos anos, a situação irá agravar-se. NÃO DESPERDIÇAR ÁGUA PODE AJUDAR A EVITAR OS CENÁRIOS QUE QUASE PÕEM EM CAUSA A SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE HUMANA.
A água é um bem valioso, cada vez mais escasso que deveria ser acessível a todos. Mas apesar de o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento a reconhecer como um “direito fundamental a todos os seres humanos, defendendo que “ cada pessoa deveria dispor de pelo menos 20 litros de água potável por dia”, a verdade é que a sua distribuição não prima por ser equitativa.Actualmente, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano 2006, cerca de1,8 milhões de crianças morrem todos os anos por falta de um copo de água limpa e mais de 1,1 mil milhões de pessoas não tem acesso a água potável. E daqui a vinte anos, calcula-se, serão 3 milhões a sentir os efeitos devastadores da falta de água.
Vários factores têm sido apontados como os principais responsáveis pela situação actual: o aumento da população, as actividades agrícolas, o desenvolvimento industrial, a poluição e o desperdício.

Quando olhamos uma paisagem através de uma janela, não imaginamos os litros de água gasta na produção de alguns materiais. Por exemplo para produzir um quilo de alumínio são necessários cem mil litros de água, para 1 Kg de algodão 10 mil litros de água, 1kg de açúcar – 8mil litros, 1 kg de arroz – 4500 litros; 1 kg de papel – 250 litros; 1 kg de cimento – 30 litros( Fonte: L’Atlas Environment du Monde Diplomatique).

A escassez da água é o problema do século XXI e evitar os cenários mais catrastróficos que se adivinham num futuro próximo é o desafio… e a grande dificuldade. O futuro é já amanhã e não daqui a muitos milhares de anos. Há previsões de que em 2025 a água vai começar a faltar em muitas regiões do planeta: Norte da China e Manchúria ( na Ásia), Austrália, Nova Zelândia e Tasmânia ( na Oceânia), Sul de França, Espanha e Portugal ( na Europa) serão as mais afectadas.
Todos podemos contribuir para a preservação deste bem tão precioso: A ÁGUA – nos gestos mais simples e rotineiros.Podes começar em casa. Aqui vai uma ajuda:
  • Toma duche em vez de banho de imersão;
  • Fecha a torneira enquanto escovas os dentes e poupas 21 litros de água.


.

Sem comentários: