quinta-feira, 27 de março de 2008

Como está a saúde dos teus dentes?


Sómente 45% dos Portugueses vai ao dentista todos os anos

E tu tens ido ao dentista?

É muito importante ter dentes fortes e saudáveis


Os Portugueses estão na cauda da Europa na frequência com que visitam a cadeira do dentista, com apenas 45% a fazer pelo menos uma visita anual, segundo o estudo europeu EuroBarómetro.

Em compensação, os dentistas portugueses estão entre os mais proactivos do continente, ultrapassados apenas pelos dentistas dinamarqueses, com 10% dos portugueses a declarar que se desloca ao dentista por iniciativa do clinico.

Assim, a Peninsula Ibérica, em conjunto com os Balcâs, parecem justificar todas as preocupações de técnicos e médicos-dentistas que se preparam para a sua deslocação anual a Madrid para se inteirarem das últimas novidades médicas, técnicas e tecnológicas na EXPODENTAL 08, - Salão Internacional de Equipamentos, Produtos e Serviços Dentários, que se realiza, com carácter bienal, na Feira de Madrid, este ano entre 27 e 29 de Março

Aliás, os espanhóis são os cidadãos europeus que menos visitam a consulta do dentista, com apenas 36 por cento a submeter-se a uma revisão anual do estado da sua saúde oral. Os espanhóis coincidem no seu escasso interesse pela saúde oral com os romenos. O Eurobarómetro mostra mesmo que a sua falta de preocupação vai mais longe, porque só 27 por cento dos espanhóis visita o dentista pela sua própria iniciativa, face aos 31 por cento dos romenos.

No extremo oposto situam-se os holandeses e os eslovacos. 82 por cento dos cidadãos de ambos os países visitam a consulta do dentista pelo menos uma vez por ano. Seguem-se os luxemburgueses, já que 81 por cento faz pelo menos uma visita anual ao dentista.

Para Alfonso de Borbón, Director da Feira Expodental, “Estes dados vem demonstrar que existem enormes oportunidadesde negócio e grandes desafios para os profissionais deste sector em Portugal e em Espanha. Esse facto reflecte-se no aumento de 16 por cento da superfície contratada comparativamente com a edição de 2006”

O certame contará com cerca de 260 empresas expositoras de uma dezena de países entre os quais se encontrarão quatro organizações portuguesas, sendo uma delas a Ordem dos Médicos Dentistas Portugueses. Estarão presentes na feira expositores de material dentário bem como cirurgiões maxilo-faciais, estomatologistas, higienistas, odontologistas, ortodoncistas, protéticos, entre outros. O evento serve para apresentar as últimas inovações no campo da medicina dentária.


Fonte: Farmácia.com.pt

Sem comentários: