sexta-feira, 21 de março de 2008

hojÉ

Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore


A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.

Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.


Todos os anos são destruídos mais de 13 milhões de hectares de floresta tropical. Se fizermos as contas isto representa a destruição de 35 mil hectares por dia, 1500 hectares por hora e 25 hectares por minuto.

Momento de reflexão...

Ninguém pode prever o que acontecerá em algumas decadas ou séculos, por exemplo, qual o impacto que o desflorestamento terá sobre o clima, o solo, as chuvas. Temos muitos problemas porque as pessoas estão centradas em seus próprios interesses, em ganhar dinheiro e não estão pensando no bem-estar da comunidade como um todo. Não estão pensando na Terra a longo prazo, e nos efeitos ambientais adversos sobre o homem. Se nós, da atual geração, não refletirmos sobre estas questões agora, as gerações futuras provavelmente não terão uma terra com condições para uma vida sustentável e de qualidade...


Pesquisa e pensa no que tu e os teus amigos podem fazer... PARA AJUDAR O AMBIENTE



1 comentário:

Marco Bento disse...

O Dia mundial da floresta deveria ser comemorado todos os dias, com pequenas acções, que todos podemos adoptar. Como informático que sou, já privilegio há muito a consulta digital da informação. Assim, em vez de imprimir uma página da Internet, podemos consultá-la directamente no computador ou guardá-la num ficheiro. Os trabalhos que se fazem também podem ser encaminhados para Powerpoint, ao invés de serem impressos. A reciclagem é também um factor que pode poupar a vida a muitas árvores.