segunda-feira, 17 de março de 2008

OS MORCEGOS ACORDARAM


A Primavera ainda não chegou e já vejo os morcegos naquela azáfama maluca que se inicia a cada lusco-fusco. Quem não conhece o funcionamento destes pequenos mamíferos pode achar que eles estão perdidos ou confusos, já que mudam a direcção de voo a cada milissegundo. A ciência felizmente, encontrou a razão para tal comportamento afastando de vez a suspeição de demência - os morcegos usam a ecolocalização como sistema de navegação e daí estas bruscas mudanças de rota.
A Ecolocalização é o mecanismo de orientação atraves da percepção das ondas reflectidas pelos objectos. O animal ( também os golfinhos o usam) emite um som que ao embater no objecto - uma parede, uma árvore ou o morcego vizinho - devolve o eco denunciando a sua localização e mais surpreendente, pormenores como a forma e mesmo a textura.Podemos dizer que os morcegos que se vêem a voar sem nexo aparente estão a gritar constantemente (felizmente para nós, a frequências supersónicas) ao mesmo tempo que decifram o significado daquilo que ouvem.
Os morcegos, nas nossas latitudes, gostam de dormir um bom sono durante o Inverno. Este ano, devido à suavidade daquela estação do ano, os amigos morcegos confiaram menos no calendário e mais no instinto. O resultado foi acordarem e iniciarem a actividade frenética no início de Março.
Só que há um enorme risco nesta antecipação: a quantidade de energia despendida nestes voos é enorme e por isso, se não for possível um consumo elevado de insectos, ou se as temperaturas ambientais baixarem abruptamente durante uns dias, os morcegos não conseguem sobreviver.


Sem comentários: