sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Uma Nova Espécie de Búzio Descoberta na Costa Algarvia

Fusinus albacarinoides é o nome de uma nova espécie descoberta no Algarve.

O biólogo Carlos Afonso, do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), identificou este búzio (gastrópode) caracterizado por possuir uma concha castanha-avermelhadae ter 20 milímetros de comprimento e oito de diâmetro.

A espécie vive agarrada a rochas em profundidades superiores a 14 metros. O investigador descobriu a espécie no decorrer de mergulhos de recenseamento dos invertebrados marinhos entre a Oura e a Praia da Marinha.

A investigação decorreu no âmbito do projecto RENSUB - «Cartografia das comunidades marinhas da costa Algarvia dos zero aos 30 metros de profundidade», levado a cabo pelo CCMAR e financiado pela Administração da Região Hidrográfica do Algarve.

O género Fusinus, ao qual pertence a nova espécie, é da família Fasciolariidae, um grande grupo de moluscos gastrópodes carnívoros que se alimentam principalmente de poliquetas, vermes aquáticos.

Possuem dimensões que variam entre poucos milímetros e 38 centímetros de comprimento. São espécies não comerciais, não comestíveis, não estão sob ameaça ecológica e não têm estatuto de protecção.

Encontram-se distribuídas pelos mares tropicais e subtropicais. No Mediterrâneo, o género encontra-se representado com 15 espécies reconhecidas, no entanto, até à data, na região geográfica do Algarve apenas três espécies foram confirmadas.
Notícia em cienciahoje.pt e também em http://www.regiao-sul.pt/

Sem comentários: