segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Mãe, porque as bananas tem pintas pretas?



A maioria de nós gostamos de bananas. Além de apresentar uma cor amarela bem característica, as bananas têm uma outra característica que está presente em quase todos os exemplares: as manchas negras. Estas contrastam com a cor amarela própia dos pigmentos da fruta, e evidenciam um dos processos mais comuns em qualquer organismo vivo: a sua morte.
As manchas negras da banana não são mais do que células mortas da fruta, as quais vão crescendo de tamanho com o passar dos dias, evidenciando a morte do fruto. Todos se lembram de já ter reparado que as bananas quando amadurecem demais, vão perdendo a sua coloração original, adquirindo na sua totalidade a cor preta.
O cientista Bernhard Kräutler da Universidade de InnsbrucK na Austria decidiu investigar o processo. Para isso aplicou uma velha e conhecida técnica que neste caso mostrou ser muito eficaz : os raios UV.
Na fotografia que aparece encima, podemos apreciar as manchas da banana rodeadas de um círculo de luz mais azulada que o resto. Esta zona está reflectindo células que estão em pleno processo de morte, o que permite aos cientistas analisar este processo em tempo real.
Fonte da notícia:
http://www.ojocientifico.com/

Sem comentários: