quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Microrobôs preparam-se para campeonato mundial

Este é um dos microrobôs participantes da competição de 2009, colocado ao lado de uma mosca da fruta para que se tenha uma ideia das suas dimensões. [Imagem: ETH Zurich]

Jogadores invisíveis
Em Maio de 2010, o frio do Alasca não será problema para os microscópios robôs jogadores de futebol que participarão do 2010 Mobile Microrobotics Challenge. As inscrições para o evento acabam de ser abertas.
Microrobôs de competição
Se numa Copa do Mundo estão reunidos os mais talentosos jogadores de futebol de todo o mundo, no desafio mundial de microrobótica estarão presentes os "jogadores" tecnologicamente mais avançados, desenvolvidos por cientistas e engenheiros dedicados à criação e operação de robôs úteis cujas dimensões são medidas em micrómetros - 1 micrómetro equivale a 1 milionésimo de metro.
Enquanto as partidas são assistidas através de microscópios, os microrobôs são comandados por controle remoto e movem-se em resposta a campos magnéticos variáveis ou a sinais eléctricos transmitidos ao longo de um "campo de relva artificial" que é, na verdade, um chip de silício.
Os microrobôs têm algumas dezenas de micrómetros de largura por algumas centenas de micrómetros de comprimento, alcançando massas na ordem dos nanogramas - 1 nanograma equivale a 1 milionésimo de grama.
Os minúsculos jogadores são fabricados de materiais como alumínio, níquel, ouro, cromo e, claro, silício.
Competição de microrobôs
O campeonato mundial de microrobôs é organizado pelo NIST, o instituto de medidas e padrões dos Estados Unidos, que também organiza as competições RoboCup.
Apesar dos organizadores referirem-se sempre a "nanosoccer" - "soccer" é a designação norte-americana para futebol - a competição não tem semelhanças com o futebol, não havendo nem mesmo equipas.
A competição consiste em três desafios: 1) uma corrida de velocidade em uma pista de 2 milímetros de comprimento; 2) uma tarefa de montagem, na qual os competidores devem inserir bastões em buracos predeterminados; e 3) uma competição de estilo livre, na qual cada equipa escolhe uma tarefa para o seu robô que enfatize um ou mais de seus pontos fortes.
Tarefas de interesse prático
O objectivo da competição é avaliar a agilidade, a capacidade de manobra, a resposta ao controle do computador e a capacidade de movimentar objectos - todas características que os futuros microrobôs precisarão para desempenhar tarefas como microcirurgias no interior do corpo humano ou para a fabricação de minúsculos componentes para equipamentos eletrónicos microscópios
Notícia em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Sem comentários: