sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Máquina dos raios X no top das 10 melhores invenções tecnológicas

Muitas das invenções em ciência marcaram um antes e um depois a partir do momento em que apareceram. Não estamos a falar de novos inventos, como é óbvio, mas sim de inventos científicos e tecnológicos que fizeram história pela sua importância em termos revolucionários para as respectivas áreas. A máquina de raios-X foi eleita a melhor invenção de sempre, numa votação promovida pelo Museu de Ciências de Londres.
Criado em 1895, este aparelho ganhou dez mil dos 50 mil votos que o museu recebeu nesta eleição que propunha aos eleitores reflectirem sobre o impacto das invenções ao longo dos tempos. Andy Adam, presidente do Royal College of Radiologists, mostrou-se satisfeito com o resultado, pois considera que este mecanismo revolucionou a Medicina, no sentido de ter possibilitado a visualização do interior do corpo humano, sem para que isso fosse necessário abri-lo."A tecnologia na radiologia avançou tanto que estamos prestes a chegar à era do paciente transparente”, afirmou. A Medicina foi a área melhor posicionada nesta votação, tendo ocupado todos os lugares do “pódio”. Em segundo lugar ficou a penicilina e em terceiro, a descoberta da estrutura do ADN. Entre as dez invenções mais votadas estão ainda a Apollo 10, a máquina a vapor e o telégrafo como podem ver na lista em baixo. Esta eleição foi realizada no âmbito do centenário do Museu de Ciências de Londres, local onde os objectos mais votados estão expostos.

1. Máquina de raios X
2. Penicilina
3. Modelo do DNA
4. Nave Apollo 10
5. Foguete V2
6. Locomotiva a vapor 'Rocket'
7. Computador ACE
8. Máquina a vapor
9. Carro Ford T
10. Telégrafo
Claro que, como é normal em qualquer ranking a subjectividade está presente. Por exemplo a máquina a vapor e o telégrafo parece-me estar num lugar abaixo do merecido. E O PRIMEIRO LUGAR! É certo que os raios X trouxeram um avanço substancial, mas foram mais importantes que a descoberta da penicilina e do DNA? Deixem a vossa opinião nos comentários. Nós agradecemos.

Imagens em Funnytogo

Sem comentários: